Espetáculo de Praia Grande é selecionado para festival nacional de teatro

‘O Dinheiro do Tio’ concorre no Festival Nacional de Teatro de Congonhas (MG)

1/10/2021

O teatro de Praia Grande volta a ser destaque nacional. O espetáculo ‘O Dinheiro do Tio’, produzido pelo Núcleo Artístico Palácio das Artes, foi selecionado para o 7º PROFEST: Festival Nacional de Teatro de Congonhas (MG), que acontece em formato 100% online entre 4 e 12 de outubro.

No total, 418 grupos teatrais de todo o Brasil se inscreveram para o Festival e, ao todo, 26 espetáculos foram selecionados, entre eles, a comédia praia-grandense sucesso de público sobre uma família atrapalhada, em busca da herança do tio que está prestes a falecer.

Produzido pela Cia de Teatro Terceiro Sinal, o PROFEST realiza sua 2ª edição online, sendo pioneiro na realização de festivais de teatro online no Brasil. Jurados de renome nacional, como os atores Thiago Lacerda, Gustavo Mendes e Ernesto Piccolo fazem parte do evento, que reúne talentos de diversos estados como Amazonas, Santa Catarina, Goiás, Paraná, São Paulo, entre outros.

Todos os espetáculos selecionados serão apresentados pelo canal do Youtube da Cia Terceiro Sinal: youtube.com/terceirosinal. O Dinheiro do Tio será exibido no dia 9 de outubro, às 23 horas.

"Estamos muito felizes com a participação no festival, que é um dos mais conceituados do país. Ter um espetáculo nosso, produzido em Praia Grande, com atores do Núcleo Artístico da Cidade, nos traz um orgulho enorme de, mais uma vez, estarmos presentes em um grande festival de teatro", afirma o diretor da peça, Alan Queiroz.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, a seleção do espetáculo entre 418 inscritos de todo o Brasil, demonstra a força cultural que a Cidade vem apresentando. "Ao longo desses últimos anos, as atividades culturais do Município vêm crescendo muito, com todo o trabalho de fomento e incentivo que estamos realizando. Para nós, é uma honra levar o nome de Praia Grande para o cenário teatral nacional".

O Dinheiro do Tio faturou 4 prêmios no FESCETE 2019: Melhor Cena pelo voto popular, Melhor Texto, e dois prêmios de melhor ator (empate entre Marcos Martinz e Alaff Lira), além de indicações para melhor cenário e direção.

Escrito por Alan Queiroz e Isabel Samegima, e dirigido por Alan Queiroz, "O Dinheiro do Tio" tem classificação indicativa de 12 anos, e conta a história de uma família bem atrapalhada, que arma um plano para ficar com a herança do tio que está muito doente. Muita confusão e situações hilariantes acontecem durante a peça, arrancando gargalhadas da plateia em todas as apresentações.