Conselho tutelar adota sistema para informatizar atendimentos

Novo sistema visa agilizar e facilitar os trabalhos dos conselheiros tutelares de Praia Grande

4/10/2021

Foto Indisponivel

O Conselho Tutelar de Praia Grande passa a contar com um novo sistema online para informatizar os serviços e, desta forma, proporcionar mais agilidade aos atendimentos dos conselheiros aos jovens e crianças do Município.

O sistema, ainda em finalização, foi articulado pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude, com o desenvolvimento da Secretaria de Educação (Seduc) e administração do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Cmdca).

Com o novo sistema, os conselheiros vão poder inserir todos os dados sobre as crianças e adolescentes atendidos durante os trabalhos, como nome completo, telefones dos responsáveis para contato, endereço, quais as demandas identificadas, entre outras observações pertinentes de cada caso.

Além de facilitar o trabalho dos conselheiros, a novidade também vai auxiliar o apoio das outras pastas municipais. Após a implementação do sistema, os cadastros dos atendimentos realizados pelos conselheiros poderão ser direcionados de forma mais ágil para outras secretarias atreladas à atuação do Conselho Tutelar. “Esse sistema trará um ganho muito grande ao nosso trabalho, porque até então trabalhávamos apenas com documentos impressos. Vivemos em um mundo interligado e essa informatização é necessária”, disse a conselheira tutelar, Karla Caires.

Para o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, esse é um sistema que atende as necessidades dos conselheiros, que até então não contavam com um sistema para realizar os cadastros. “Esse sistema foi pensado para agilizar, facilitar e informatizar o atendimento do Conselho Tutelar, e acredito que conseguimos apresentar um sistema realmente funcional para eles. Trata-se de um sistema orgânico e que vai sendo ajustado conforme o uso, sempre com o intuito de melhorar e facilitar cada vez mais os processos”.

Conselho Tutelar - O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente que exerce a função de zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).