Paço municipal de PG ganha obra de arte em forma de pintura

Recepção da Prefeitura foi reurbanizada e ganhou decoração moderna e confortável

6/10/2021

Quem chega ao Paço municipal de Praia Grande conta com uma novidade: uma obra de arte em forma de pintura estampada na parede principal do saguão. O belo painel, que possui mais de 37 m² e retrata em uma linguagem abstrata a Prefeitura Municipal, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (05) e contou com a presença da prefeita Raquel Chini e de servidores municipais.

A obra de arte é uma leitura contextualizada e interpretativa da obra do artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx, utilizando materiais atuais como tintas acrílicas, obtendo as tonalidades através de corantes naturais, resgatando a arte primitiva.

A obra foi feita pelo artista plástico Gilberto Evangelista de Araújo, que destacou a técnica usada. “O trabalho é uma reinterpretação do artista, mas a partir da planta do Paço Municipal, seguindo elementos materiais contemporâneos, como tintas acrílicas a base d’água, ou seja, uma técnica acadêmica com materiais modernos. A aproximação é muito mais exata da realidade, e isso é surpreendente, pois alcancei o objetivo entendendo que independentemente da evolução dos materiais o resultado visual é o mesmo, a arte não perde a essência”.

Este ano, a recepção da Prefeitura Municipal foi totalmente reurbanizada. O andar térreo do Paço recebeu novo projeto urbanístico, com melhor definição de setores de atendimento das Secretarias de Finanças, Habitação e Urbanismo e recepção central da Prefeitura. A entrada conta com painéis de TV, novo paisagismo e iluminação. As obras na fachada e na calçada do Paço continuam. O projeto urbanístico foi desenvolvido pelo setor de projetos especiais e os trabalhos são realizados pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) da Cidade.

A prefeita, Raquel Chini, destacou que as obras no Paço eram necessárias. “A reforma proporcionará modernização e conforto aos atendimentos dos munícipes. Sobre a obra de arte, ficou linda, parabéns ao Gilberto pelo talento e obrigada por tanto carinho por nossa Cidade”.

Gilberto Evangelista de Araújo é um apaixonado por Praia Grande há mais de 20 anos e já realizou outros trabalhos na Cidade, como as obras de arte dos muros da Escola Estadual Dr. Abrahão Jacob Lafer, no Bairro Boqueirão.