Bia e Tavinho são os nomes escolhidos para fantoches do Gape

Bonecos serão usados no projeto Ensinando a Viver

8/10/2021

Bia e Tavinho foram os nomes escolhidos pelos internautas para os dois fantoches do projeto Ensinando a Viver, do Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE) de Praia Grande. A votação foi realizada durante esta semana, no facebook da Prefeitura, e os bonecos serão usados com alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, ampliando o projeto já existente com alunos de 5º ano.

O Gape é um projeto realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) da Cidade e a ideia de usar os bonecos como instrumento de aproximação entre os guardas que participam do projeto e os alunos surgiu depois de um curso realizado em agosto em Embu da Artes. No conteúdo do curso havia o item “abordagem lúdica”, que incluía o uso de fantoches.

Bia teve 146 votos e Tavinho, 223. O terceiro boneco que integra a “equipe” é Celsinho, que representa um GCM e teve o nome escolhido em homenagem ao GCM Celso Sidnei da Anunciação, que faleceu no ano passado.

De acordo com o GCM Eli de Moura Veronez, idealizador do Gape, ele e os guardas Roberto Aparecido Silva e Charles Bezerra Domingues participaram do curso e viram na técnica uma porta para acessar mais facilmente a realidade e os sentimentos das crianças que participam do Gape. “Ao se identificar com os bonecos e com as histórias que eles irão contar, as crianças vão se abrir mais facilmente e assimilar melhor o conteúdo”.

Atualmente, o Gape atua com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, por meio do projeto Ensinando a Viver, mas a ideia é que a partir do ano que vem o Educafan (Educação com Fantoches) seja aplicado às turmas mais novas, do 1º ao 4º ano.

Histórico - O Gape tem o objetivo de trabalhar a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade, estimulando a autoestima, a valorização dos vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.

Até hoje cerca de 20 mil alunos receberam as orientações do GAPE, já que, além do curso nas unidades municipais, palestras também foram ministradas em escolas estaduais e particulares, por intermédio do programa Juventude Legal, que atualmente se chama #Juventude PG. A ideia é que as crianças atuem como multiplicadoras do conteúdo que recebem e repassem o conhecimento adquirido a seus familiares e amigos.