Comerciantes de PG recebem informativos sobre consulta pública do Zona Azul

Discussão está aberta em www.praiagrande.sp.gov.br/Consulta_publica_zona_azul

20/10/2021

Funcionários da Secretaria de Trânsito (Setran) de Praia Grande estão iniciando nesta quarta-feira (20) visitas às áreas comerciais da Cidade, ação prevista na proposta de ampliação do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul. O assunto atualmente está em discussão através de consulta pública aberta no site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br/Consulta_publica_zona_azul). Os comerciantes estão sendo orientados a como opinar na consulta pública e estão recebendo panfletos informativos explicando todo o processo. O trabalho deve seguir até a próxima semana.

O serviço opera em regime de concessão, gerenciada pela Secretaria de Trânsito (Setran), e tem como objetivo facilitar o acesso ao estacionamento em locais onde normalmente seria difícil encontrar vagas.

Segundo levantamento feito pela Setran, com o crescente aumento da população, e consequentemente, da frota de veículos, bem como a expansão dos dois grandes centros comerciais existentes, as vagas ofertadas, em sua maioria, são ocupadas pelos mesmos veículos por grandes períodos. Com isso, munícipes e turistas têm enfrentado problemas para estacionar seus veículos.

A diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego, Michele Rezende de Mesquita, explicou que o sistema auxilia no princípio de democratização dos espaços públicos. “O Zona Azul garante maior rotatividade no uso das vagas, o que beneficia igualmente comércios e seus usuários”.

A proposta é a expansão do perímetro de Zona Azul e a Consulta Pública permitirá que o munícipe interaja e aponte a necessidade em relação às vagas, expondo quais as áreas que considera necessário fazer a ampliação de estacionamento.

A apresentação do projeto, a legislação, os materiais com o mapa das áreas sugeridas para a expansão do perímetro de Zona Azul, as plantas com a relação de vias e locais e a parte com o questionário e espaço para sugestões e participação da população está disponível no site da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br), ou acessando diretamente o link www.praiagrande.sp.gov.br/Consulta_publica_zona_azul.