Conviver e Usafa São Jorge participam do Novembro Azul

Frequentadores das unidades se integraram em atividade física

11/11/2021

Uma grande aula de alongamento marcou a participação do Conviver e da Usafa São Jorge nas atividades alusivas ao Novembro Azul. Uma enfermeira deu uma pequena palestra sobre os cuidados com a saúde do homem. Mais de 50 pessoas participaram. A atividade aconteceu na quinta-feira (11).

Durante o evento, realizado na quadra do Conviver São Jorge, os participantes ficaram separados e com máscara, obedecendo as orientações de distanciamento social. O professor do Conviver foi o responsável pelos exercícios que priorizaram movimentos leves e que todos pudessem fazer.

Ao final, a enfermeira Angélica Baccaro explicou sobre os cuidados básicos, especialmente a desmistificação do exame de próstata. “Ainda há muito preconceito por parte dos homens, porém já é possível fazer acompanhamento por meio do exame de sangue. Temos muitas mulheres também, que acabam se tornando multiplicadoras das informações”.

A profissional também destacou que o câncer de próstata pode dar sinais e que os homens devem se atentar a eles. “Dificuldades para urinar, sangue na urina também podem apontar algum problema. Todos devem se cuidar”.

Segundo a diretora do Conviver, Josiane Ragonha, momentos como esse são importantes pois destacam a necessidade de cuidar da saúde. “Entre nossas atividades rotineiras é comum destacarmos os cuidados com a saúde. Contamos com a parceria da Saúde nesses eventos”.

Campanha - Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha Novembro Azul com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

O movimento busca conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.