Forças-tarefas vão reforçar segurança no feriado em Praia Grande

Ações vão contar com equipes da GCM, Polícia Militar e secretarias municipais

12/11/2021

Foto Indisponivel

Com o objetivo de promover mais tranquilidade a moradores e turistas, Praia Grande contará com um esquema especial de segurança durante o feriado prolongado da Proclamação da República, comemorada no dia 15. Ações conjuntas estão programadas para acontecer em diversos pontos da Cidade.

Forças-tarefas serão realizadas com as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil, além de outras secretarias municipais como Urbanismo (Seurb), Trânsito (Setran) e Meio Ambiente (Sema). O objetivo é atuar em várias frentes, como perturbação do sossego, infrações de trânsito, descumprimento às regras de prevenção à Covid-19 (como o uso de máscara, que é obrigatório na Cidade, e aglomerações) e eventuais delitos como furtos e roubos.

A Guarda Civil Municipal, por exemplo, estará com todo seu efetivo nas ruas e há a previsão de apoio de equipes de batalhões especializados da Polícia Militar, vindos da Capital. O efetivo total da GCM é de cerca de 400 integrantes.

Câmeras - Vale observar que Praia Grande conta ainda com um importante recurso no combate à criminalidade: um sistema de monitoramento por câmeras que é referência na região, no Estado e até no País.

Atualmente, são quase 3 mil equipamentos instalados estrategicamente em vários pontos da Cidade e capazes de identificar placas de carros e até rostos. Pelo Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) é possível monitorar todas as câmeras e acionar as equipes da GCM e da PM, de acordo com as demandas.

O Cicoe funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município. Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição.