Atendendo pedido da Prefeitura, Governo do Estado confirma construção do Viaduto da Curva do S

Detalhes do projeto serão definidos em reunião ainda este mês

12/11/2021

A duplicação do viaduto da Curva do S foi confirmada pelo Governo do Estado de São Paulo. A informação foi passada em reunião realizada nesta quinta-feira (11) com o superintende do DER, Edson Caran; a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini; o secretário de Governo, Cássio Navarro; e o ex-prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, responsável por oficializar o pedido e elaborar o projeto em sua gestão. A Prefeitura este ano reforçou a solicitação e definiu algumas medidas alternativas como uma segunda faixa provisória.

Na reunião, marcada pelo governador em exercício Rodrigo Garcia, resultante de encontro com o ex-prefeito Alberto Mourão, foi discutida a ampliação do viaduto para melhorar a mobilidade urbana e dar uma solução definitiva para os gargalos.

O grupo composto pelos mesmos que participaram deste encontro, a ARTESP e a Ecovias se reunirão nos próximos dias para definir os detalhes do projeto e prosseguir com a determinação do Governo do Estado.

O Ex-prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou seu empenho para a realização da obra que traz benefícios não só para Praia Grande. “Em reunião mais recente com o governador em exercício mais uma vez cobrei a agilidade para a execução desta obra que causa transtornos diários para a população, em especial nos horários de pico, pela manhã e final do dia. Apresentamos o projeto que foi elaborado por nós para esta obra que beneficia toda a região metropolitana da Baixada Santista que utiliza a via para locomoção, seja para trabalho, estudo, utilização dos serviços públicos e para o desenvolvimento econômico”.

Mourão ainda salientou que a construção terá fundamental importância para ligar as regiões Sul e Norte da Baixada Santista, ainda mais com a retomada das obras do complexo Andaraguá, projeto que vai impactar bastante a região.

A Prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, reforçou a necessidade urgente para a realização da obra que atende diariamente milhares de pessoas. “Nossa reivindicação é legítima e finalmente temos um retorno positivo. Estamos empenhados verdadeiramente na solução deste problema”.

O secretário de Governo, Cássio Navarro, reforçou os impactos positivos na economia local. “Desde quando fui deputado estadual me debrucei neste projeto para a construção do viaduto que é um eixo comercial importante para a economia, no transporte rodoviário. A reunião foi muito produtiva e vai ao encontro dos nossos anseios e de toda a população que sofre com os congestionamentos”.

Histórico - Ao longo dos últimos anos diversas reuniões e conversas foram realizadas junto ao Estado para a duplicação do Viaduto. Entre as mais recentes reuniões, destaque para a realizada em fevereiro de 2019 na Secretaria de Logística e Transporte, com o então prefeito Alberto Mourão, o então deputado estadual Cássio Navarro, representantes da secretaria estadual e da prefeitura de Itanhaém. Em outra reunião, realizada em maio deste ano, a prefeita Raquel Chini esteve com o Secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, reforçando e reivindicando as obras do viaduto.