Regularização de IPTU pode ser feita de forma online em Praia Grande

Site www.praiagrande.ps.gov.br oferece opções e planos de parcelamento

17/11/2021

A população de praia Grande interessada em regularizar débitos de IPTU pode fazer tudo de forma online. Basta acessar o site www.praiagrande.sp.gov.br, clicar no banner "Serviços Online", Dívida Ativa” e escolher a opção de parcelamento. Além do IPTU, os seguintes débitos inscritos em dívida ativa podem ser parcelados: ISSQN (empresas e autônomos), alvará de localização e funcionamento, ITBI e outras taxas.

A negociação de débitos, que antes só era possível para o contribuinte que se dirigia até o guichê da Prefeitura foi disponibilizado no site da Cidade no final de mês de junho e desde então tem atraído cada vez mais adeptos. O parcelamento dos débitos inscritos em dívida ativa pode ser feito por pessoa física ou jurídica, mas é importante destacar que para efetuar a solicitação online, o contribuinte deve atender a obrigatoriedade da anexação dos documentos comprobatórios.

Para Débitos do Imobiliário, por exemplo, é preciso enviar RG ou habilitação; CPF; matrícula, se for proprietário e ainda não estiver cadastrado; contrato de compra e venda, se for compromissário comprador e ainda não estiver cadastrado. Para Débitos do Mobiliário (Empresa ou Autônomo), basta apresentar RG ou Habilitação; CPF; tratado de pessoa jurídica, contrato social ou estatuto social e ata da assembleia de eleição da atual diretoria, CPF e RG ou habilitação do sócio administrador, ou Diretor Presidente.

Todas as solicitações são analisadas pela equipe da Sefin. Caso a documentação esteja dentro do solicitado e o pedido do parcelamento seja autorizado no sistema, o envio dos boletos será automático para o email do contribuinte.

Para o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a Prefeitura de Praia Grande vem inovando e disponibilizando à população diversos serviços digitais. “Uma das metas do plano de governo da prefeita era a desburocratização do atendimento aos contribuintes e este serviço é um passo na realização desta meta. A intenção é que os munícipes consigam regularizar sua situação sem sair de casa, apenas com acesso à internet”.

Dúvidas - Caso necessite de informações sobre dívida ativa, o contribuinte deve ligar para os telefones 34962140, 34962096 ou 34962184, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 16. Para informações sobre cobrança judicial de tributos, os telefones para contato são: 34965116 ou 34965155 ou 34965156, números exclusivos para assuntos relacionados à execução fiscal.