Praia Grande prepara pacote de ações para o verão 2021-2022

Município completa em janeiro 55 anos de emancipação e anuncia diversas ações à população e turistas

18/11/2021

Praia Grande prepara mais uma temporada de verão promissora para economia e turismo, mantendo sempre a organização. A Cidade, que completa 55 anos no dia 19 de janeiro, anuncia diversas ações que vão desde a realização de eventos de estímulo à cultura e o turismo, como a intensificação dos serviços públicos durante os meses de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, garantindo uma retomada econômica ainda mais forte. O calendário completo está sendo definido pela Administração Municipal e será divulgado nos próximos dias nos canais oficiais da Prefeitura. As ações abrangem diversas áreas como Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Serviços Urbanos, Segurança, Saúde, Habitação, Educação, Finanças e outros.

Em Cultura e Turismo, a Cidade prepara o Natal Encantado, uma linda festa natalina de celebração e valorização da vida, da fé e do amor. A Cidade contará com 11 árvores de Natal distribuídas em diversos pontos. Além da decoração, a Cidade prepara a apresentação do espetáculo Aleluia para o Novo Rei – Auto de Natal, que acontecerá no Teatro Serafim Gonzalez, em quatro sessões, de 25 a 28 de novembro. O Município segue todas as diretrizes do Plano São Paulo de enfrentamento à Covid.

Para o Réveillon, Praia Grande realizará uma queima de fogos inesquecível a moradores e turistas, com uma mistura de cores e emoções, de sem ruídos sonoros (sem estampidos), dando boas-vindas a 2022. O município também prepara a “Estação Verão Show”, o maior festival de música e entretenimento da região, com shows aos finais de semana de 1º janeiro a 5 de fevereiro, no Kartódromo Municipal e em três espaços multiuso da Cidade (Quietude, Caiçara e Samambaia).

Além disso, outro evento tradicional durante a temporada de verão em Praia Grande é o “Estação Verão Praia”, que nesta temporada a Cidade contará com dez arenas, distribuídas em diversas praias, contemplando toda a orla. As arenas começarão a funcionar em 18 de dezembro e seguirão até o fim do carnaval, com temáticas que variam entre arena geek, radical, melhor idade, sustentável, esportiva, infantil e multiuso.

Outra opção de diversão neste verão será a visitação aos Espaços Kids na orla, que oferecem brinquedos interativos, mesas para desenho, entre outros atrativos, para crianças de até 12 anos. Os espaços funcionam de terça a domingo, das 10 às 17h45, mediante agendamento por meio do site turismo.praiagrande.sp.gov.br e por QRCode instalado no local.

Já o Bazar de Natal, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade, colocará à disposição da população mais de 300 itens confeccionados pelos voluntários. São produtos feitos manualmente, como enfeites para casa, roupas para bebês e peças natalinas. No Bazar também serão vendidos os tradicionais panetones confeccionados no Fundo Social. O evento acontece no início do mês de dezembro, no Palácio das Artes.

Quando o assunto é Esportes, além de diversos campeonatos nas arenas esportivas, a Cidade organiza o lançamento do SuperEsporte de Basquete, Canoagem e Vela; estuda a realização de regata municipal e passeio ciclístico, além de se preparar para sediar o Campeonato Paulista de Vôlei de Praia.

E para garantir que munícipes e turistas desfrutem dos momentos de lazer com tranquilidade, a Cidade tem se planejado também com várias ações de reforço na área da segurança pública. A Operação Verão, que será de dezembro até o final do carnaval, deverá contar com 500 agentes da Polícia Militar, Rodoviária, Grupamento Aéreo e Bombeiros, além da contratação de cerca de 45 Guarda-Vidas temporários. A Guarda Civil Municipal, que vai celebrar os 20 anos de existência, desenvolverá a operação Guarda Verão, com intensificação no patrulhamento e videomonitoramento, além da redução de férias e folgas dos agentes.

A maior parte do efetivo trabalhará em patrulhamento comunitário integrado em viaturas (automóveis, motocicletas e carros elétricos). Nos pontos mais sensíveis, em bairros e na orla da praia, por vezes serão instaladas bases móveis e fixas para servir de referência aos munícipes e turistas. Os grupamentos de Guarda Costeira, Guarda Ambiental, ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), Grupamento de Trânsito e Defesa Civil também intensificarão os atendimentos. No Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), as quase 3 mil câmeras auxiliarão os agentes de segurança a cumprirem suas missões, incluindo o sistema de “Cerco Eletrônico”, responsável pela redução dos índices criminais. Isso sem falar das forças-tarefas, que atuarão no resguardo da paz e do sossego da população.

A limpeza da orla também terá uma atenção especial durante o verão. A partir de 15 de dezembro, a ação será intensificada com aproximadamente 500 funcionários atuando exclusivamente na limpeza da praia, sempre a partir das 19 horas. Na orla, serão instaladas também caçambas de 1.000 litros que somadas às lixeiras do calçadão poderão ser utilizadas para o descarte do lixo dos frequentadores da praia. A ação intensificada deve seguir até dia 31 de janeiro. Além disso, durante o Réveillon 2021/2022, serão aproximadamente 700 funcionários atuando nas primeiras horas do dia 1º de janeiro, com o auxílio de aproximadamente 50 caminhões e 30 maquinários específicos.

A Educação Ambiental também estará presente em ações da Secretaria de Meio Ambiente que prevê a realização do projeto Verão Consciente, com tendas itinerantes em espaços públicos como praia e parques, entre outras ações.

Os serviços viários também serão intensificados. As equipes de trânsito de Praia Grande intensificarão as ações de fiscalização e orientação junto a moradores e turistas, com reforço nos patrulhamentos e atendimento 24 horas na linha 0800-7720194. O setor ainda prestará apoio em operações especiais na alta temporada e realizará travessias seguras em locais de grande fluxo de pedestres e veículos, como pontos turísticos, orla e arredores das atrações musicais e culturais. Toda a sinalização viária já foi revista e revitalizada nos principais pontos da Cidade. Visando a ordem e a segurança no trânsito neste período, as equipes atuarão com quadro de funcionários completo, com folgas e férias dos servidores do setor remanejadas.

A fiscalização de entrada irregular de ônibus e micro-ônibus em Praia Grande contará com o retorno da Operação Hermes. Durante os trabalhos, serão realizadas blitz, com equipes do setor de Transporte, Trânsito e Segurança Municipais nos principais pontos da Cidade. A intenção é evitar irregularidades e fomentar o comércio local. Em Praia Grande, a entrada de veículos de fretamento turístico é permitida somente para quem possui estadia comprovada em estabelecimentos hoteleiros e similares. A autorização só pode ser solicitada pelo estabelecimento hoteleiro.

A Secretaria de Finanças prepara um Plano de Ação para Atendimento Ampliado (PAAA) na Prefeitura durante as férias de verão, que consiste em intensificar os atendimentos nos guichês, além de telefone e WhatsApp nas sextas, segundas-feiras e datas próximas a feriados, quando a Cidade recebe muitos veranistas e também contribuintes que desejam regularizar as finanças municipais. A frente de atendimento da Sefin será intensificada e as divisões internas prestarão apoio com suporte telefônico, email e WhatsApp, ampliando o número de atendentes e, consequentemente, os atendimentos em cerca de 50%. Além disso, novos totens de autoatendimento “PG Online” serão instalados no espaço que abriga o Poupatempo, Banco do Povo e PAT, no estacionamento do Litoral Plaza Shopping, disponibilizando todos os serviços online da Prefeitura Municipal, inclusive impressões gratuitas de boletos e certidões.

Na habitação está prevista a entrega de 500 títulos de regularização fundiária pelo programa Dono do Lote, além do lançamento do programa Casa Legal, que inicialmente regularizará 200 edificações, chegando a 12 mil durante a gestão. O programa Tudo de Cor realizará a pintura em diversos conjuntos habitacionais.

A educação de Praia Grande não fica de fora das ações de verão. O Setor realiza eventos como Mostra de educação, Prêmio Professor, entrega de medalhas das Olimpíadas Brasileira de Astronomia e de Matemática das Escolas Públicas e prepara a entrega da ampliação das Unidades Municipais de Ensino Newton de Almeida Castro e Sebastião Tavares. Também haverá a inauguração de uma Escola de Educação Infantil no bairro Boqueirão.

A Secretaria de Urbanismo (Seurb) realizará a Operação Verão fiscalização de posturas e comércio irregular em Praia Grande. As ações são realizadas pelas equipes da Subsecretaria de Controle Urbano (Contru), setor ligado a Seurb.A fiscalização e agirá diariamente ao longo de toda a orla da praia. Nos finais de semana as equipes promoverão ações especiais, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Já a área da saúde reforçará as equipes de atendimento nas unidades de urgência e emergência, inclusive no SAMU. O objetivo é que com mais profissionais, as unidades ampliem a capacidade de atendimento, garantindo a qualidade dos serviços de saúde para munícipes e turistas. Além dos espaços de Pronto-Atendimento, Hospital para síndromes respiratórias e Complexo Hospitalar Irmã Dulce, a Cidade possui ainda as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), que cobrem 100% do território praia-grandense garantindo a integralidade da assistência à saúde, com foco na atenção preventiva. Outro recurso importante da Cidade é a Acolhe PG, central telefônica que, por meio do número 162, atende munícipes com dúvidas ou algum sintoma de síndrome respiratória e faz o monitoramento diário dos pacientes. Graças a esse trabalho integrado, 97% de munícipes com coronavírus já foram curados, um dos melhores índices do Estado. A central também atende a população para informações de outros serviços de saúde, como acompanhamento de gestantes de risco, controle de aviso de agendamento de consultas e exames, contando também com o disk amamentação. Além disso, em Praia Grande a vacinação contra a covid-19 seguirá diariamente no Ginásio Rodrigão durante toda a temporada de verão. Praia Grande contará também com ações integradas de saúde em diversos serviços especializados, inclusive com atendimento 24 horas no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, além da ampliação da oferta de exames e consultas especializadas..


Aniversário da Cidade – Praia Grande comemora 55 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 19 de janeiro e prepara uma série de ações para comemorar a data com lazer, esporte, diversão, história, saúde e segurança. “Celebrando a Vida” será o tema da já tradicional Caminhada dos Emancipadores deste ano, que não ocorreu em 2021 em virtude da pandemia. Com respeito aos que partiram e em homenagem aos que trabalharam na linha de frente de combate, o evento marca a manhã de aniversário da Cidade. A tradicional homenagem aos emancipadores inicia o dia, que encerra com show especial no Kartódromo. Mais detalhes da programação de aniversário serão divulgados nos próximos dias.