Em consenso com Federações, PG define programação da Semana “Raízes, Fé e Axé”

Atividades terão exposição, palestras e apresentações musicais, de 8 a 11 de dezembro

26/11/2021

A Prefeitura de Praia Grande está preparando uma programação especial para a Semana “Raízes, Fé e Axé”, evento elaborado em consenso com as Federações participantes nos tradicionais Festejos de Iemanjá. Com a não realização do evento em seu formato tradicional, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) realizará diversas manifestações culturais de 8 a 11 de dezembro, de forma inédita no Município. Todas as atividades serão gratuitas à população e, em breve, será divulgada a programação completa.

Em parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Federações, Associações de religiões de matrizes africanas participantes dos Festejos, a programação terá uma exposição no Museu da Cidade, palestras, painéis e apresentações musicais, com objetivo de valorizar e difundir a cultura afro-brasileira, fortalecer os tradicionais Festejos de Iemanjá, promover o reconhecimento do valor cultural das religiões de matrizes africanas, além de combater a intolerância religiosa e promover a cultura de paz.

O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, explica que a não realização dos Festejos nos moldes tradicionais favoreceu a criação de um novo evento por diversos fatores. “Os Festejos de Iemanjá têm seus prazos legais iniciados normalmente em agosto com a publicação da portaria. Naquele momento não tínhamos qualquer segurança aos fiéis e simpatizantes para uma festa segura. A vacinação ainda não estava avançada em nosso país e a variante Delta tinha amplo crescimento. Fomos informados que as próprias Federações, Associações e terreiros participantes, em sua ampla maioria, estavam com suas atividades suspensas e alguns presidentes, inclusive, vieram a óbito por complicações relativas ao Covid-19. Sendo assim, fizemos reuniões com eles e preferimos cancelar a Festa”.

Presidente da Associação Paulista de Umbanda, Edson Izidro dos Anjos, o Pai Edson, conta que uma grande parcela dos participantes são idosos. “Temos uma grande preocupação com nossos praticantes em um evento que poderia gerar aglomerações e sem controle de acesso por estarmos na praia. Os nossos rituais exigem proximidade entre os participantes, o que não é adequado neste momento. Tivemos muitas perdas de ‘irmãos de fé’ desde o último ano e pensar na garantia de vidas é mais do que importante, é extremamente necessário”, afirmou.

Petiz espera que os Festejos retornem ao seu formato tradicional em 2022. “Os Festejos de Iemanjá têm grande importância e imenso respeito da Municipalidade pelo evento. É o único que está no calendário estadual e começaremos a elaborar a programação do ano que vem já a partir de março, com a participação das Federações para termos um evento incrível”, completou.

Fiscalizações - Já a partir de Dezembro, e durante toda a temporada de verão, além da Operação-Verão, as forças-tarefas com fiscalizações de cumprimento à Lei Orgânica e outras legislações vigentes serão intensificadas, entre elas a da entrada de veículos clandestinos de turismo, bem como a comprovação de hospedagem.

Em Praia Grande, para a solicitação de autorização para entrada e permanência de ônibus e micro-ônibus com finalidade da excursão ou evento é necessária autorização prévia da Administração Municipal. A entrada de veículos de fretamento turístico é permitida somente para os que possuem estadia comprovada em estabelecimentos hoteleiros, campings, colônias de férias e similares. Sendo de responsabilidade do estabelecimento o requerimento da autorização na Secretaria de Trânsito. Nestes casos, a autorização somente poderá ser solicitada pelo estabelecimento hoteleiro (as autorizações somente serão concedidas para pessoas jurídicas dotadas de estacionamento e nos demais casos o local para estacionamento deverá ser previamente autorizado pela Setran). O pedido de autorização pelo estabelecimento hoteleiro deve ser feito com no mínimo de três dias úteis de antecedência e no máximo dez dias úteis.

Os veículos como ônibus, microônibus e vans deverão ser fiscalizados em sistema interligado entre as Secretarias de Trânsito, Transporte e Central de Videomonitoramento do Cicoe (Centro Integrado de Controle e Operações Especiais), que por meio das câmeras de monitoramento e modernos softwares conseguem realizar identificação de placas de veículos. Além disso, será obrigatória a apresentação do comprovante da hospedagem, bem como deverá ser confrontado por meio de sistema a capacidade de hospedagem do estabelecimento.