Conselho de saneamento básico adia revisão do Plano Municipal para 2022

12ª Reunião do CMSB foi realizada na tarde de segunda-feira (29)

30/11/2021

O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Praia Grande (CMSB) definiu que a conclusão da revisão do Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário será realizada em 2022. O colegiado tratou do assunto na 12ª Reunião do CMSB, realizada na tarde de segunda-feira (29), na Casa dos Conselhos Municipais.

Além do Plano Municipal que foi adiado para o próximo ano e segue disponível para apreciação e análise da população no site da Prefeitura (ww.praiagrande.sp.gov.br), o encontro do Conselho apresentou o balancete de finanças do Fundo Municipal de Saneamento Básico, que destacou o valor disponível de (R$ 135.542,78). O calendário de reuniões do Conselho para 2022 também foi definido e a próxima será em 31 de janeiro, seguindo sempre a cada dois meses.

Outro destaque apresentado foi o resultado do Relatório de Fiscalização de Metas e Laudo de Constatação Técnica da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) do ano de 2020, que ratificou que as metas estabelecidas no contrato de prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, da Sabesp, estão sendo cumpridas em Praia Grande.

Representantes da Sabesp realizaram uma apresentação como forma de prestar contas aos membros do CMSB sobre os serviços prestados na Cidade, destacando as obras e projetos em andamento e os serviços de abastecimento de água, cobertura de coleta de esgoto e outros índices, levando em conta o alto crescimento demográfico da Cidade ano a ano e a população flutuante durante a temporada de verão.

Conforme a secretária de Planejamento e presidente da CMSB, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, a Prefeitura de Praia Grande tem se empenhado para cumprir as obrigações do marco legal de saneamento básico, com a atualização da Lei Municipal 1.863, de 2017, sobre o Plano Municipal. “A universalização dos serviços de água e esgoto é nossa meta. O plano está sendo preparado para atender todos os requisitos e será eficiente para garantir melhorias em todas as áreas da Administração pública, já que quando tratamos de saneamento básico também estamos falando de saúde pública, qualidade de vida, balneabilidade das praias e incremento ao turismo”.