Consultório na Rua recebe Moção de Aplausos por trabalho junto a pessoas em situação de rua

Homenagem ocorreu nesta quarta (1º), no Gabinete da Prefeita

1/12/2021

A equipe do Consultório na Rua de Praia Grande recebeu nesta quarta-feira (1º) uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores do Município em reconhecimento à atuação dos profissionais da Saúde junto às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade.

A premiação foi entregue nesta manhã pelo vereador Gordinho do Povo, em cerimônia realizada no gabinete da prefeita Raquel Chini, com a presença do secretário de Saúde Pública (Sesap), Cleber Suckow Nogueira e da equipe do Consultório na Rua.

A prefeita Raquel Chini salientou o trabalho, dedicação e comprometimento de toda a equipe que atua na área. “Eles são muito merecedores desse reconhecimento. É um trabalho que traz, além de Saúde, também dignidade a todos os atendidos. É uma equipe técnica, mas também muito humana e sensível. Estão todos de parabéns”.

O vereador Gordinho do Povo explicou que ficou impressionado e muito emocionado quando viu o atendimento da equipe no Abrigo Provisório. “São profissionais muito atenciosos e dedicados nesse trabalho, que tem um caráter extremamente social. É um resgate de cidadania e dignidade. Vendo todo esse trabalho, achei mais do que necessário essa homenagem. É um ‘muito obrigado’ meu em nome de toda sociedade”, concluiu.

A coordenadora do Consultório na Rua, Regiane Eliza da Costa, se emocionou com a homenagem à equipe de saúde. “Foi uma honra ter recebido essa Moção de Aplausos. Ficamos muito felizes com a presença da prefeita, do secretário Cleber, do vereador Gordinho. Trabalhamos com profissionalismo e com amor ao próximo tratamos a todos com carinho, deixando para trás estigmas e preconceitos. E ver esse reconhecimento foi muito emocionante para nós”, comentou.

Segundo o secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira, é importante esse tipo de reconhecimento, pois o atendimento ofertado é bem visto pela população assistida. “Eles fazem o atendimento da população mais vulnerável e conhecem bastante a população de rua, tanto que os profissionais são chamados pelo nome. É muito bom ver essa proximidade, pois muitas vezes são pessoas que não tem uma família por perto, então seus familiares são a equipe do Conar. Isso é muito gratificante”, destacou.

Nova equipe – Na ocasião, a prefeita Raquel Chini anunciou para 2022 a implantação de uma segunda equipe do Consultório na Rua em Praia Grande, para ampliar o atendimento à população mais vulnerável.

Conar - O Programa Consultório na Rua é desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública, onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. Esse trabalho também é realizado de segunda a sexta em todos os bairros da Cidade.

Os pacientes são atendidos, orientados e medicados por uma equipe que conta com médicos, enfermeiros, auxiliares, além do motorista. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do Município, como as Usafas ou prontos-socorros, dependendo do caso.