Praia Grande prepara fechamento do exercício financeiro

Município registrou ano positivo e já planeja o início da aplicação orçamentária de 2022

2/12/2021

Praia Grande se prepara para encerrar mais um exercício com as contas públicas em ordem. Apesar dos desafios enfrentados durante o ano, o Município fecha o exercício de 2021 cumprindo todas as obrigações orçamentárias e aplicações constitucionais. Neste mês de dezembro, a Secretaria de Finanças do Município coordena uma agenda de ações que incluem o encerramento contábil de 2021 e o planejamento para o início da aplicação do orçamento de 2022.

Há anos, planejamento e responsabilidade fiscal são premissas da Prefeitura de Praia Grande e 2021 não foi diferente, o Município encerra mais um exercício anual, o primeiro da gestão da prefeita Raquel Chini, com boa saúde financeira. Durante este ano, a Prefeitura cumpriu as obrigações orçamentárias e garantiu o equilíbrio das finanças públicas, com a plena execução do orçamento. Além de ter cumprido o plano de governo neste primeiro ano, com investimentos em diversas áreas, a Cidade garantiu a qualidade dos serviços públicos.

Desde o início da pandemia, em 2020, a Cidade possui ativa uma comissão para acompanhar o Orçamento e controlar os gastos públicos. Neste período de encerramento do ano, existe uma agenda de fechamento do exercício vigente e abertura do próximo, atividade comum na Prefeitura de Praia Grande e que exige o envolvimento de todas as áreas da Administração, com a coordenação da Secretaria de Finanças. Nesse processo de encerramento do exercício, também estão envolvidos a Câmara Municipal e o Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG).

O trabalho desenvolvido vai resultar no Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2021, que será apresentado em audiência pública na Câmara Municipal no início do próximo ano, em data a ser definida. A audiência é realizada em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e ao princípio da transparência previsto na Constituição Federal.

De acordo com o secretário de Finanças, Cristiano Mola, os números positivos são resultados de um trabalho integrado. “Além do planejamento responsável e das constantes análises e acompanhamento de despesas durante os meses, esse resultado positivo se deve a união de esforços de todas as secretarias municipais. O Município enfrentou a covid, gastando o necessário para salvar vidas; enfrentou a crise financeira com responsabilidade e empatia, concedendo medidas de estímulo à economia, e manteve a qualidade dos serviços públicos”.

O secretário ainda destacou que a chefe do Executivo está empenhada neste fechamento do exercício. “A prefeita Raquel tem demonstrando cuidado e atenção com as contas públicas e responsabilidade com as aplicações constitucionais e com todos os ajustes finais do ano de 2021, que incluem o equilíbrio entre arrecadação e execução da despesa”.