EM Fued Temer faz doação de lacres e tampas ao FSS

Materiais coletados serão vendidos e o dinheiro arrecadado revertido em cadeira de rodas

2/12/2021

Trabalhar o olhar ao próximo e despertar nos pequenos o censo de solidariedade. Assim, a EM Professor Fued Temer desenvolveu uma ação junto aos quase mil alunos matriculados na unidade. Como parte da iniciativa, nesta quarta-feira (1º), os estudantes fizeram a entrega de lacres de latinhas e tampas de garrafas pet ao Fundo Social de Solidariedade (FSS). Os materiais arrecadados serão vendidos e o dinheiro revertido em cadeira de rodas.

Para marcar a entrega dos lacres e tampinhas, a unidade de ensino contou com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca. Ela recebeu os materiais das mãos de três alunos que representam as turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, foram mais de 30 garrafas cheias dos itens coletados.

De acordo com a presidente do FSS, a iniciativa permite angariar verba que seria desperdiçada caso fosse descartada no lixo. “Totalizamos a arrecadação de 30 cadeiras de rodas. Cada uma custa em média R$ 800,00. Somadas contabilizamos um valor de R$ 24 mil reais aproximadamente que conseguimos dar um melhor destino. Enalteço o trabalho da escola por passar aos alunos esse olhar de se preocupar com o próximo”, parabenizou Maruca.

A arrecadação dos lacres fez parte do projeto “Somos Heróis”, desenvolvido com os alunos ao longo do ano. Como resultado final, a unidade fez a confecção do e-book composto por textos escritos pelos estudantes. As obras literárias estão publicadas por segmento de ensino no blog da EM Fued Temer (https://pfuedtemer.blogspot.com/). “Faz parte de uma ação realizada nos últimos anos e que, mesmo à distância, demos continuidade”, destacou a diretora da unidade, Luciana Martins Nicolosi.

O projeto está na sua sétima edição, nas cinco primeiras a escola selecionava os textos dos três primeiros colocados e publicava no livro. Com o formato digital, as redações de todos os alunos participantes foram veiculadas. “Desta vez, buscamos trabalhar sobre questões que vivemos durante a pandemia, por isso, o nome Somos Heróis. Com a retomada das aulas presenciais, nosso foco inicial foi o acolhimento das crianças e das famílias que resulta hoje neste momento de entrega dos lacres”, completou a diretora.

Campanha – O Fundo Social recebe pedidos de empréstimos de cadeiras de rodas. São casos de pessoas que sofreram acidente, que foram acometidas por alguma doença ou que têm deficiências permanentes. O serviço é realizado gratuitamente para aqueles que não têm condições de pagar pelo aparelho.

Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantidade de lacres nas escolas municipais, unidades sociais espalhadas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social.

Doações – Ao longo de todo o ano, o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande recebe doações de diversos produtos, como móveis, alimentos, fraldas e muito mais. Se você tem algum item em bom estado de conservação e que pode servir para alguém, basta entregar na sede do FSS. É importante que os produtos estejam prontos para o uso, já que o Fundo não dispõe de oficina para consertos, pintura ou costura das doações.

Endereço - O endereço do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande é Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.