Fundo Social de Solidariedade produz panetones para ajudar famílias carentes

Moradores da Cidade ajudam na confecção e recebem parte da renda

3/12/2021

Já começou a confecção dos panetones na padaria industrial do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande. Até a próxima semana, cerca de 3 mil serão produzidos. Dez famílias atendidas pelos programas sociais da Cidade estão sendo beneficiadas com essa produção. Elas ajudam a confeccionar o doce e parte do valor arrecadado com a venda é destinado a elas.

Os números são altos. Por dia são usados 100 quilos de farinha, 40 de frutas cristalizadas, mais 40 de preparo especial para panetone, 30 de uvas passas e ainda 5 quilos de fermento. Toda essa mistura se transforma em 500 panetones, que são comercializados por apenas R$ 8,00.

A dona de casa Ana Cristina Bardella, de 49 anos, não conhecia uma padaria industrial, mas achou a experiência muito positiva. Tudo o que receber vai usar para pagar as contas de casa. “Estou muito feliz produzindo esses panetones. Me sinto útil, feliz. Não tinha ideia de como era, cozinha não é meu forte.

Parte da venda destes panetones vai fazer mais feliz o Natal da dona de casa Simone Bueno, de 44 anos, moradora do Bairro Sítio do Campo. É a primeira vez que encara a cozinha para fazer panetone. “Não imaginava que o panetone era feito assim. Para mim é uma tarefa muito especial. Preparar algo tão simbólico para o Natal das pessoas é maravilhoso. Tudo que eu receber vou usar para comprar roupas para os meus filhos”.

As famílias escolhidas são acompanhadas pelos serviços sociais ao longo do ano e nesta época são encaminhadas para este projeto de geração de renda. Eles ajudam na produção, adquirem experiência e podem aproveitá-la para produzir em casa e ganhar dinheiro com isso.

Vendas – Os panetones serão vendidos no Fundo Social de Solidariedade. O endereço é Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão, das 9h às 16h30. Também poderão ser adquiridos na quarta-feira (8) a partir das 15h, no Bazar de Natal do Fundo Social, no Palácio das Artes.