Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande participa de mutirão de limpeza no Portinho, no último sábado (18)

Ação foi promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura

20/12/2021

Na manhã do último sábado (18), a Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (Sema) participou do mutirão de limpeza Combate ao Lixo no Mar, na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida como Portinho. O evento foi realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Prefeitura de Praia Grande, a Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro) e o Instituto Biopesca, que integram esforços para a implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM).

O Secretário da SEMA, Antônio Eduardo Serrano, aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria e salientar a grandeza que é o ecossistema de Praia Grande. “Nossa cidade é ambientalmente abençoada, estamos margeados pelo manguezal, aqui no Portinho, logo a frente temos o Parque Estadual Xixová-Japuí, uma das maiores biodiversidades, temos também a Serra do Mar e a área de preservação ambiental litoral-cento, mais conhecida como praia. E este tipo de atividade é sempre muito oportuna, pois serve para inspirarmos outras pessoas a terem este tipo de consciência. Obrigado a todos os envolvidos na manhã deste sábado, na realização deste magnifico mutirão de limpeza, é gratificante estarmos, mais uma vez, reunidos para cuidar do nosso meio ambiente, do nosso manguezal e vale lembrar que cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós”, comentou o secretário.

Quem também marcou presença no mutirão de limpeza, representando o Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi o Secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França. “Obrigada pela participação de todos, por terem escolhido vir e fazer a diferença, por terem tido a iniciativa de liderar pelo exemplo, pois as palavras podem incentivar, mas o exemplo arrasta, e é esse o feito que essa ação de hoje vai causar, uma onda de transformação positiva. Cada um de vocês hoje deixou sua contribuição, deixou sua parte para inspirar a transformação que vai melhorar o meio ambiente e melhorando o meio ambiente a gente está cuidando da saúde e da qualidade de vida das pessoas”.

França aproveitou e agradeceu a Prefeitura de Praia Grande pela parceria e hospitalidade. “Que hoje tenha sido a mudinha da cooperação que plantamos entre o MMA e o município de Praia Grande e que de tempos em tempos a gente possa colher os frutos dessa parceria, o Ministério está sempre de portas abertas, somos parceiros do município”, disse França.

O mutirão tem por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas, além de promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos em nossas cidades. Os resíduos das áreas de manguezal foram coletados em terra e na água pela equipe organizadora e por um grupo de voluntários locais.

Após a coleta, foi feita uma triagem do material recolhido e os dados obtidos serão registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, de forma a integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente. As informações geradas na ação de limpeza permitem avaliar e monitorar os tipos de material encontrado e identificar suas possíveis fontes e origens, de forma a orientar políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades.

Importante salientar que todos os participantes do mutirão tiveram todos cuidados necessários contra a disseminação do covid-19, como a utilização de máscaras, álcool em gel e distanciamento entre as pessoas, além de todos terem realizado teste de detecção de Covid RT-PCR nos participantes antes do início do mutirão.

O Plano de Combate ao Lixo no Mar, inédito no país, foi lançado pelo MMA em março de 2019. A estratégia contempla ações que vão desde a gestão de resíduos sólidos até ações de limpeza de praias, rios e mangues, com gestão dos resultados para melhoria contínua, com o objetivo de aprimorar a qualidade ambiental nas cidades e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Além dos parceiros citados, estiveram presentes na ação a Guarda Costeira, 2º Grupamento de Artilharia Antiaérea de Praia Grande, o Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Educação de Praia Grande, Massfix, Verallia e representantes das Cooperativas de catadores de Praia Grande COOPERVIDA e a ACAMAR.