Modernização de ônibus e pagamento de auxílio a profissionais marcam o 2021 da Setransp

Entre as melhorias estão benefícios financeiros aos transportadores escolares

23/12/2021

O sistema de transportes de Praia Grande passou por importantes investimentos e melhorias ao longo de 2021, que resultaram na modernização da frota municipal, melhor infraestrutura no Terminais Rodoviários e de serviços oferecidos à população em geral e profissionais do transporte. Dentre os principais destaques deste ano, sob a responsabilidade da Secretaria de Transportes (Setransp), está a substituição de 15 ônibus das linhas da Cidade por modelos mais novos (diminuindo a idade média dos veículos no sistema) e pagamento de auxílio emergencial aos profissionais do transporte escolar no valor de R$ 1.500,00 com a criação do Programa de Benefícios Temporários devido aos impactos da pandemia da covid-19.

Os novos ônibus possuem tecnologia de menor emissão de gases poluentes na atmosfera (cerca de 5 vezes menos), ar-condicionado, wi-fi, acessibilidade completa e tecnologia antiviral e antibacteriana. Todos são modelos convencionais, com cerca de 42 lugares que estão sendo utilizados nas 14 linhas municipais.

Todos os novos veículos do transporte municipal de passageiros em Praia Grande contam com elevadores para cadeirantes na entrada central. Todos possuem espaço para cão guia e assentos reservados com diferencial de cor e tamanho para idosos, pessoas com deficiências, gestantes, mães com crianças de colo e obesos, de acordo com especificações da norma de acessibilidade da ABNT-NBR, que indica especificações técnicas para fabricação de veículos de características urbanas para transporte coletivo de passageiros.

Apesar das melhorias na frota de ônibus das linhas municipais, foi decidido pela suspensão do aumento da tarifa de transporte coletivo em 2021 devido aos fortes impactos da pandemia da covid-19.

Os Terminais Rodoviários de Praia Grande, Tatico e Tude Bastos, também passaram por melhorias ao longo de 2021. Foi realizada a substituição de 100% da antiga iluminação de ambos os locais por lâmpadas de LED, melhorando o fluxo luminoso dos locais. Cada um dos terminais recebeu ainda a ampliação na quantidade de dispensadores de álcool em gel, do tipo pedal, passando a contar atualmente com 6 unidades em cada um.

Foi aberta também uma base da Setransp no interior do Terminal Tatico. Na fase mais crítica da pandemia, quando havia a necessidade de um monitoramento “em tempo real” do fluxo de pessoas nos ônibus intermunicipais (EMTU), foi necessário estruturá-lo. Além disso, o Terminal Tatico recebeu ainda um reforço na sinalização viária de trânsito em todo o entorno, com a demarcação de vagas de “Estacionamento 15 minutos” visando atender o usuário em geral e também os carros do transporte por aplicativo.

Os profissionais do Transporte também foram atendidos ao longo de 2021. Além do pagamento do auxílio emergencial aos 100 profissionais do Transporte Escolar (foram pagas duas parcelas no valor unitário de R$ 1.500,00); também foi suspenso o pagamento dos tributos para a categoria, na referência 2020, devido à ausência de “fato gerador”. Tal cobrança só foi retomada em agosto e com possibilidade de parcelamento.

Além disso, foi concedida a prorrogação de entrega de laudo de inspeção veicular de transporte escolar para julho/2021, e a concessão de licenças ambulantes exclusivas (praia ou cidade) aos transportadores escolares interessados, durante o período de fechamento compulsório das escolas, em virtude da pandemia. Foi também abolida a desobrigação da vistoria veicular exigida aos transportadores escolares em janeiro.

Com a promulgação da Lei 2042/21, que alterou parte significativa da regulamentação do Transporte Escolar na Cidade, houve redução média da carga tributária sobre a classe na ordem de R$ 770 por ano, sobre cada licenciado. Toda a ação visa o fôlego para a retomada econômica.

De acordo com o secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, todo o trabalho desenvolvido na área seguirá dando frutos nos próximos anos. “Foi protocolado em 2021 o traçado sugerido para as novas fases do VLT, criando uma ligação entre a linha Barreiros com o Terminal Tude Bastos, junto ao Condesb. Este tema, assim como a melhoria na mobilidade urbana da Cidade com a duplicação da Curva do S, continuará a ter importante destaque no próximo ano”, explicou.