Treinamentos, retomada de concursos e licitações são destaques da Secretaria de Administração

Ações estão relacionadas a diversas pastas municipais

27/12/2021

Apesar das restrições da pandemia de covid-19 durante o ano de 2021, a Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Administração (Sead), conseguiu manter os atendimentos à população, bem como as licitações e compras de forma a manter um serviço de excelência na Cidade. Os destaques ficam por conta da retomada de concursos públicos e a manutenção das capacitações internas voltadas aos servidores públicos.

Na área de gestão de pessoas, a retomada de concursos públicos, que estavam suspensos pela pandemia, possibilitou a admissão de 427 pessoas. O cargo com maior número de aprovados foi auxiliar de enfermagem (67), seguido de agente administrativo (57) e servente/limpeza geral (40). A abertura de mais de 300 vagas de estágio remunerado em 17 áreas diferentes também deve ser mencionada, pois é a oportunidade de muitos estudantes ingressarem no mercado de trabalho, na área escolhida e ainda receberem uma bolsa-auxílio.

Além dos concursos, a Prefeitura também realizou o processo seletivo para a contratação de guarda-vidas temporários. Das 45 vagas disponibilizadas, 20 foram preenchidas e os profissionais já estão atuando nas praias da Cidade, reforçando a segurança dos banhistas durante a temporada.

Já na área de capacitação e treinamento dos servidores, a Divisão responsável pelas ações realizou 236 treinamentos, qualificando um total de 2.371 servidores em diversas áreas. Foram realizadas também palestras por meio de parcerias com todas as secretarias municipais, atingindo um número de funcionários significativamente maior em relação ao ano passado, quando foram 1.487 servidores capacitados (uma diferença de 59,45%). Ao todo, foram abordados 20 temas.

Internamente, o Departamento de Licitações também atuou intensamente. Durante todo o ano foram agendados 141 pregões presenciais, 128 pregões eletrônicos, 3 concorrências públicas e 06 chamamentos públicos.

Outro destaque da Secretaria de Administração está diretamente ligado às áreas de tecnologia, segurança e desenvolvimento, por meio de uma ampla rede de fibra óptica.

Ao longo do ano, vários investimentos foram realizados como por exemplo a revitalização e ampliação do sistema de videomonitoramento da Regional 02, do Cemitério Municipal, de unidades sociais como os PICs (Programa de Integração e Cidadania) Vila Alice e Quietude, e de unidades de saúde, como a Unidade Básica de Saúde do Boqueirão; implantação de sistema de monitoramento nos arredores do Conjunto Habitacional Imperador; implantação de posto avançado de monitoramento no 45º Batalhão de Polícia Militar (45 BPM-I), e interligação na rede e implantação de sistema de monitoramento e reconhecimento facial do Estação Verão Show.

Para o responsável pela secretaria de Administração (Sead), Ecedite da Silva Cruz Filho, a análise dos trabalhos realizados ao longo do ano é bastante positiva. “Graças a todo o investimento realizado pela Administração Municipal, conseguimos manter todos os serviços e atingir as metas determinadas pela prefeita Raquel Chini no início do governo. São ações que atingem diversas secretarias e refletem diretamente na população”.