Mais de 390 garrafas pet são encontradas descartadas irregularmente em dois bueiros

Sesurb está realizando manutenção no sistema de drenagem de toda Cidade

12/1/2022

O sistema de drenagem municipal, em Praia Grande, passa por constantes manutenções, visando a melhoria no escoamento de água pluvial e a ação é intensificada no verão, devido aos períodos de fortes chuvas comuns nesta estação. Porém, a colaboração da população é fundamental para o bom funcionamento do sistema. Prova disso é que na mais recente manutenção feita pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), no Bairro Guilhermina, foram encontradas 396 garrafas pet dentro de apenas dois bueiros localizados nos arredores da Praça Tufi Nami. As equipes realizaram a limpeza e desobstrução dos locais na tarde da última terça-feira (11).

De acordo com a Sesurb, os materiais, muito provavelmente, foram descartados irregularmente pela população nas ruas e demais áreas públicas e foram carregados pela chuva para os bueiros e galerias de drenagem. Os itens, somados a demais itens encontrados nos locais, como plásticos e lixo doméstico, formam barreiras que impedem o escoamento do líquido, resultando em acúmulo de água e alagamentos.

As manutenções, no geral, contam com limpeza de todo sistema. Entre os serviços estão limpeza das laterais da rede de forma manual; corte de matos que podem estar impedindo o fluxo do líquido no local; retirada de areia e lixo no lado interno dos bueiros; desobstrução da tubulação com o caminhão vácuo, que suga resíduos a metros de distância; limpeza com o hidrojato, que lança água na tubulação do sistema de drenagem; entre outros.

Além do Bairro Guilhermina, o Antártica e Vila Sônia estão atualmente recebendo melhorias no sistema, com limpeza de bueiros, galerias e tubulações. Além disso, a Sesurb tem também outras equipes voltadas na manutenção dos mais de 30 canais de drenagem da Cidade, que auxiliam diretamente no bom funcionamento do sistema.

Sobre o descarte irregular de lixo em áreas públicas prejudicar o escoamento da chuva na Cidade, o diretor do Departamento de Resíduos da Sesurb, Sidinei Barbosa da Penha, explicou que tarefas simples da população colaboram muito na manutenção. “Todos precisam se conscientizar que o lixo jogado em locais proibidos podem voltar para eles mesmos, através de proliferação de insetos, locais com aspecto sujo ou alagamentos. A Prefeitura faz a sua parte, mas conta com o apoio de todos”.