Bairro Tupi vai ganhar fonte interativa

Trecho do calçadão da orla será remodelado para receber equipamento

21/1/2022

A Prefeitura de Praia Grande iniciou as obras de remodelação do calçadão da orla, no trecho do Bairro Tupi. O destaque do projeto, que transformará o local na mais nova atração turística da Cidade, é a instalação de uma fonte interativa com duas baterias, com cerca de 56 m² cada uma. No total, o trecho remodelado terá 370 metros de extensão, localizado entre as Rua Napoleão Laureano e Tapajós. O investimento será de R$ 6 milhões e o prazo de execução da obra é de 12 meses.

Como explicou o titular da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Luis Fernando Félix de Paula, os trabalhos têm por objetivo a requalificação e inserção de equipamentos públicos para a população e também a criação de mais uma atração turística para a Cidade. “Todos se beneficiam. Além da valorização visual que proporcionará ao bairro, o local também atrairá muitos visitantes. O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda. Praia Grande é uma Cidade turística e a Prefeitura realiza e apoia eventos e ações voltadas a fomentar o turismo”.

Para receber os novos equipamentos o calçadão será alargado, passando dos atuais 17 metros para 36 metros de largura. O trecho da Avenida Castelo Branco e Ciclovia (que vai da altura da Rua Dr. Napoleão Laureano até a Rua Tapajós) terá um desvio, ocupando trecho de área pública existente no local.

O projeto de remodelação do calçadão da orla e instalação de uma fonte interativa no bairro Tupi foi elaborado pela Subsecretaria de Projetos Especiais da Seurb. Um dos desenvolvedores do projeto, o arquiteto e Urbanista Marco Paulo Ferreira, ressaltou que conceitualmente o projeto se insere na representação de "homenagem" à água, situando-se próxima ao que será o "Museu da Água", que se estende até a "Praça da Água", com uma Fonte Interativa Seca, com jatos d’água e um plano de piso e paisagismo que remetem ao movimento das ondas. “O novo padrão visual do local será um grande diferencial. Entre as novidades está a substituição do mosaico português pela Pedra São Tomé. O mesmo acontecerá com todas as calçadas do trecho (lado predial). O paisagismo do novo calçadão também merece destaque: a distribuição dos jardins e equipamentos urbanos, como bancos e lixeiras, seguirão o formato de ondas”.

Fonte Interativa - O local contará com uma fonte interativa para estimulação sensorial, com jatos d’água de reuso e focos de luz, que criarão efeitos e movimentos de acordo com uma sequência estabelecida de evolução sincronizada.

O local onde estará a fonte receberá pedras antiderrapantes de granito apicoado, basalto e em um dos planos de piso continuará com o mosaico português, como parte da memória do local.