Tecnologia auxilia monitoramento de áreas invadidas da Cidade

Câmeras, drones e imagens de satélite garantem agilidade do serviço

21/1/2022

Os mais avançados sistemas de tecnologia são utilizados em Praia Grande para monitorar áreas de proteção ambiental e de invasão. Atualmente, 19 câmeras, 5 drones e imagens de satélite ajudam os 23 homens da Guarda Ambiental da Cidade a fazerem esse trabalho.
Instaladas a 15 metros do chão, as 19 câmeras do tipo domo giram a 360 graus, e têm zoom potente, o que proporciona visão detalhada de grandes áreas. Estes aparelhos já denunciaram diversas situações de irregularidades que foram impedidas de continuar.

As imagens de satélite e os drones permitem uma visão ainda mais ampla destes locais, identificando trilhas, barracos, desmatamentos facilmente encontrados por essas tecnologias e com isso podem ser removidos.

Além de destruírem áreas de proteção ambiental, levando risco à fauna e flora locais, invasões e construções irregulares colocam em perigo as pessoas que moram nestes locais. Alagamentos, desabamentos, infecções e outros problemas podem atingir essas pessoas. Serviços como saneamento básico, saúde e Educação acabam não sendo oferecidos de forma satisfatória.

Por isso, a Cidade conta com a Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, formada por diversos setores da Administração e responsável pelo monitoramento de áreas ocupadas irregularmente.

De acordo com o coordenador da comissão, o Secretário de Habitação, Anderson Mendes, além das 19 câmeras, outras 4 ainda serão instaladas para reforçar o trabalho de monitoramento. “Essa tecnologia é mais uma das ferramentas que usamos para conter as invasões. A ocupação irregular aumenta também o déficit habitacional do Município, além de gerar aumento da demanda de serviços ao Município”.