Secretaria de Saúde realiza evento online de Saúde Mental em alusão ao Janeiro Branco

Palestras “Saúde Mental em primeiro lugar” acontecem na sexta-feira (28)

Por Aline Gomes | 26/1/2022

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Saúde (Sesap) de Praia Grande realiza um evento online em alusão ao Janeiro Branco, mês destinado aos cuidados com a saúde mental.

Sob o tema Saúde Mental em primeiro lugar, o evento começa às 9 horas pelo aplicativo Google Meet (https://meet.google.com/dyg-tdnm-tey) e conta com palestras e rodas de conversa com profissionais atuantes na rede de saúde do Município. São eles:
Catherine Kobayashi - Terapeuta Ocupacional, Cinthia Bissa - Terapeuta Ocupacional, Renato Rodolfo Pastorello – Psicólogo e a mediadora será a diretora do Caps AD III, Sylvana de Almeida Ferreira.

O evento pode ser acessado por qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia. “Basta acessar o link, seguir os passos e a pessoa já estará participando. Nosso principal objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade do cuidado em Saúde Mental para a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento de se buscar apoio nesse serviço quando houver qualquer indício, como pensamentos negativos constantes, por exemplo”, destaca a diretora do departamento de Atenção Especializada, Alessandra da Mota Rodrigues.

Saúde Mental – Praia Grande conta com uma excelente estrutura de atenção psicossocial. Além do Caps II Boqueirão, que faz uma média de 1,6 mil atendimentos por mês, o Município conta ainda com outro Caps II, no Bairro Mirim, Caps Infantil, Caps Álcool e Drogas (Caps AD III), este último funciona 24 horas.

Todos atuam em rede com a Atenção, Básica, Urgência e Emergência e demais setores da Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Para os casos de pequena gravidade, por exemplo, os médicos das Unidades de Saúde da Família receberam treinamento para poder atender os pacientes. Já os mais complexos são encaminhados pelas unidades ao tratamento psicológico.

Janeiro Branco - O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo do Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Por que Janeiro Branco? - Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Campanhas como esta geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo. A Campanha existe desde 2014.
Fonte: https://janeirobranco.com.br/