Totens PG Online são opções de autoatendimento na Prefeitura e no Poupatempo

Sefin estuda ampliar projeto e instalar novos totens em outros espaços públicos

Por Maria Souza | 4/2/2022

Quem chega a Prefeitura de Praia Grande observa os totens “PG Online” ainda na recepção. Os equipamentos de autoatendimento ajudam munícipes na resolução de diversos serviços relacionados à Secretaria de Finanças (Sefin). As máquinas instaladas no Paço Municipal e no espaço do Poupatempo, como opções para que munícipes resolvam seus problemas de forma rápida e sem burocracia, tem dado bons resultados e a Sefin estuda a expansão do projeto para outros espaços públicos.

Através dos totens “PG Online”, munícipes podem solicitar serviços e até imprimir gratuitamente documentos como emissão de 2ª via de IPTU, emissão de 2ª via COSIP, certidão negativa ou positiva de débitos imobiliários, emissão certidão valor venal, emissão de alvará de exercícios anteriores, extratos de débitos imobiliário e diversos serviços às empresas, autônomos, feirantes e ambulantes.

Conforme o balanço mensal de serviços da Sefin, somente os totens da Prefeitura somaram 4.271 atendimentos realizados no mês de janeiro deste ano. Isso representa mais de 40% do total de serviços feitos no Paço no período.

No Poupatempo, os totens estão instalados no corredor principal, ao lado da entrada, na frente do Posto do Atendimento ao Trabalhador (PAT). No local, os munícipes podem contar com o apoio dos servidores públicos que atuam no PAT e no Banco do Povo, que foram capacitados para ajudarem no uso dos totens. O objetivo da Administração ao instalar os totens no local foi descentralizar os atendimentos do paço, disponibilizando serviços relacionados à Secretaria de Finanças em outros espaços públicos. O sucesso foi tanto que já existe projeto de ampliação e novos equipamentos serão instalados nos dois terminais rodoviários Tatico e Tude Bastos.

Um diferencial dos totens descentralizados é que funcionam em horários estendidos, já que a Prefeitura funciona apenas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. No Poupatempo, por exemplo, o funcionamento ocorre, inclusive nos fins de semana (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h).

Conforme o secretário de Finanças, Cristiano Mola, o sucesso dos totens de autoatendimento se deve, especialmente, à praticidade e agilidade, sem falar na opção de impressão gratuita de boletos e certidões. “A Sefin continua trabalhando pela desburocratização dos serviços públicos, seguindo o plano de governo da Administração. Pensando em otimizar a utilização dos totens, a pasta está providenciando banners informativos e mídia indoor com tutoriais de utilização para ajudar os munícipes. Queremos garantir cada vez mais agilidade no atendimento”.