Seduc inicia entrega de 1,8 mil chromebooks a professores

Escolas de Ensino Fundamental recebem aparelhos para uso de alunos em sala de aula

Por Daniel Elias | 4/2/2022

A parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Google for Education ganha novo capítulo com a proximidade do início do ano letivo. Os professores da rede municipal de ensino começaram a receber os chromebooks e modem internet. Ao todo, serão entregues 1800 aparelhos para os docentes. Para isso, a Seduc conta com cronograma de distribuição que deve ser concluído nos primeiros dias do ano letivo. Nesta sexta-feira (4), foi a vez dos educadores da EM José Padin Mouta, Bairro Tupi, serem contemplados.

Os chromebooks e modem de internet fazem parte do conjunto de soluções colaborativas online com o objetivo de ajudar alunos e professores a promoverem um ensino mais dinâmico e completo. As metas da parceria são tornar os professores fluentes digitais, integrar recursos tecnológicos na sala de aula, promover mais desafios e projetos, e oportunizar a cada estudante a construção de um futuro mais promissor.

Assim como os professores, os alunos também terão acesso a nova ferramenta. A Secretaria de Educação distribuirá 38 escolas de Ensino Fundamental vão receber os aparelhos. Cada unidade contará com 70 chromebooks que ficarão à disposição dos estudantes para utilizarem dentro da escola. Os educadores poderão solicitar os equipamentos e levar para uso dos estudantes na sala de aula.

Há três anos na rede, a professora Adriana Queiroz Sambonovich foi uma das primeiras a receber o Chromebook na EM José Padin Mouta. Em 2022, a docente lecionará para turmas de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. Para a docente, a expectativa era muito grande. “Vai ser uma ferramenta fundamental que agregará ao trabalho que já desenvolvemos com os alunos. Porque ganhamos o reforço de mais uma tecnologia que estará dentro da sala de aula e, com certeza, fará a diferença”.

Para a professora, a novidade permitirá acesso mais ágil e fácil aos conteúdos trabalhados com os alunos. Isso porque no momento que os estudantes apresentarem alguma dúvida os educadores terão em mãos uma ferramenta que permitirá fazer a pesquisa e sanar a dificuldade de imediato. “Agora, a expectativa é de as aulas começarem. Quando as crianças verem a gente com o aparelho e as possibilidades que se abrem ficarão encantados”, enalteceu.

Primeiro mundo – Também professora da EM José Padin Mouta, Regina Tschege Ferrari não escondeu a alegria em receber os equipamentos tecnológicos. Atuando na rede municipal de ensino há 30 anos, a docente fez questão de parabenizar a Secretaria de Educação pela iniciativa. “Trata-se de uma inovação. Estamos, mais uma vez, andando para a frente. A pandemia mostrou a necessidade de os educadores se reinventarem e a importância da tecnologia como ferramenta de ensino”, enfatizou.

“A entrega destas ferramentas deixa todos os professores no mesmo ponto de partida. Ou seja, os educadores contam agora com chomebook, com modem, ficando assim no mesmo patamar no que diz respeito aos equipamentos”, continuou Regina Ferrari. “E para somar com isso, o sinal wi-fi nas salas de aulas para facilitar ainda mais a conexão com a internet. Por isso que eu reforço, a educação em nossa Cidade está, cada vez mais, andando para a frente. E quem mais têm a ganhar com isso são os alunos”.

A distribuição dos equipamentos está a cargo do Departamento de Programas de Inclusão Digital da Seduc. De acordo com o diretor, Rafael Turlão, a entrega segue um cronograma que a pasta municipal cumprirá nos primeiros dias de aula. “Até o final da próxima semana devemos finalizar e todos os professores poderão usufruir da nova ferramenta de ensino”.