Três delegacias são inauguradas em Praia Grande para aprimorar investigações

Unidades estão localizadas em complexo de segurança, no Bairro Ocian

Por Ludmila Pilipavicius | 9/2/2022

Três unidades da Polícia Civil foram inauguradas nesta quarta-feira (09) em Praia Grande, aumentando a estrutura em segurança pública da Cidade. A solenidade de inauguração contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia; do delegado-geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes; e da prefeita Raquel Chini, entre outras autoridades civis e da área de segurança pública.

Uma das unidades é a Central de Polícia Judiciária (CPJ), localizada no mesmo prédio da Delegacia Seccional do Município, no Bairro Ocian. Com atendimento 24 horas, a CPJ irá otimizar o atendimento realizado nas outras delegacias já existentes na Cidade e conta com uma sala DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), responsável pelo atendimento de flagrantes de crimes de violência doméstica, inclusive durante a noite. As investigações dessa natureza continuam sendo realizadas pela unidade da DDM localizada no Boqueirão.

No local também passam a funcionar duas delegacias especializadas: a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), fundamentais no combate ao crime organizado.

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, destacou as parcerias realizadas pela Prefeitura de Praia Grande com o governo do Estado, tanto na área de segurança como em outros segmentos. “Um exemplo é a entrega destas unidades para a Polícia Civil, em um prédio estruturado e com profissionais preparados para o atendimento à população de Praia Grande”.

Para a prefeita Raquel Chini, as novas unidades são resultado de um trabalho que começou há alguns anos pela Administração Municipal, mas que ela acompanhou de perto. “O trabalho integrado entre as polícias e a Prefeitura, por meio principalmente da Guarda Civil Municipal (GCM) é a melhor forma de oferecer segurança aos nossos moradores e turistas”.

No prédio onde as delegacias estão instaladas, na Rua Guimarães Rosa, estão abrigadas ainda a Delegacia Seccional de Polícia Civil, a 3ª Companhia de Polícia Militar e uma base avançada da Guarda Civil Municipal (GCM), onde ficam as equipes Táticas da corporação, formando um importante complexo de segurança da Cidade.

Outras unidades - As parcerias entre a Prefeitura de Praia Grande e a Polícia Civil são fundamentais para a segurança da Cidade. Em abril do ano passado, Praia Grande inaugurou uma nova Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e o Núcleo Especial Criminal (Necrim), no Boqueirão, melhorando as condições de trabalho dos policiais que atuam na unidade e, principalmente, oferecendo um atendimento mais humanizado às mulheres e adolescentes que enfrentam situações de violência. No mesmo ano, foi instalada a Delegacia Seccional de Praia Grande, no mesmo prédio da CPJ, dando uma nova estrutura organizacional à Polícia Civil da Cidade.