Fonte interativa é atração na Praça Ecológica

Equipamento foi temporariamente desligado para evitar aglomerações

Por Jaqueline de Marco | 14/2/2022

A fonte interativa na Praça Horácio de Oliveira Netto, também conhecida como Praça Ecológica, no Bairro Guilhermina, foi religada na última semana. O equipamento foi temporariamente desligado para evitar aglomerações, seguindo orientações de saúde devido à pandemia do coronavírus. A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realizou manutenções, limpezas e pinturas do local antes da reativação do equipamento. A Praça Ecológica fica na Avenida Guilhermina, na altura do número 785 (em frente à Escola Estadual Dr Jacob Abrahão Jacob Lafer).

O equipamento tem como foco a estimulação sensorial, com jatos d’água de reuso e focos de luz no piso, que criam efeitos e movimentos de acordo com uma sequência estabelecida de evolução sincronizada. A entrega oficial da praça aconteceu dentro da programação comemorativa alusiva aos 53 anos de emancipação político-administrativa da Cidade, em 2020. O projeto da praça priorizou a sustentabilidade, eficiência energética e a acessibilidade.

A Praça Ecológica conta ainda com piso permeável drenante, que auxilia na captação e encaminhamento por meio de calhas instaladas no solo, das águas das chuvas. As vias arredores também passaram por mudanças: a lateral da praça e trecho da Rua Leme foram recapeadas com bloquetes intertravados de concreto, ampliando a área de circulação compartilhada para pedestres, ciclistas e veículos.

Além disso, os muros da escola localizada em frente também foram revitalizados. O local recebeu desenhos de incentivo à preservação do meio ambiente e ecologia, que foram produzidos por estudantes de unidades de ensino de Praia Grande por meio de um concurso cultural.

Fonte no Tupi – O Bairro Tupi terá um novo ponto turístico que, além de promover o desenvolvimento econômico, proporcionará mais mobilidade urbana e lazer para toda a família. São quase 14 mil metros quadrados de intervenção com obras de reformulação urbanística da Rua Napoleão Laureano até a Rua Tapajós, com interferência do sistema viário e reformulação da drenagem da Avenida Presidente Castelo Branco, remodelação da orla da praia e instalação da Praça da Água, com fonte interativa com 128 jatos de água reaproveitável.

A Praça da Água, com aproximadamente 300 m² terá ainda uma fonte interativa de 144 m² com 128 jatos ornamentais de água reaproveitável, iluminação interativa em Led, sistema de automação inteligente, padrão de energia independente e piso antiderrapante. Um local estimulante para brincadeiras das crianças com sustentabilidade.