Ciclovias passam por melhorias para adequação ao novo Manual de Sinalização Cicloviária

Via exclusiva para ciclistas na Avenida Irmãos Adorno já está sendo reestruturada

Por Jaqueline de Marco | 16/2/2022

A sinalização viária da Avenida Irmãos Adorno, uma das principais vias do Bairro Sítio do Campo, está passando por melhorias pelas equipes da Secretaria de Trânsito (Setran). Além das novas pinturas de faixas de travessia de pedestres, sinalização de lombadas e legendas de “pare”; a ciclovia do local está passando por mudanças e é a primeira a começar a receber as alterações estabelecidas pelo novo Manual de Sinalização Cicloviária do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), definido no final de 2021. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados no Bairro nas próximas semanas.

As ciclovias do local estão ganhando trechos na cor vermelha, na altura dos cruzamentos viários, aumentando a visibilidade dos condutores de veículos que passam pela via. Além disso, a ciclovia está ganhando também sinais de sentido de circulação viária e identificações sobre o uso exclusivo de bicicletas na via.

O manual tem como objetivo disciplinar os requisitos técnicos mínimos a serem observados na construção de infraestruturas cicloviárias no Brasil. Os critérios técnicos visam a redução da quantidade e da severidade de acidentes envolvendo ciclistas, promovendo a convivência segura entre os demais modos, estimulando assim a mobilidade por bicicleta.

Praia Grande conta atualmente com 98,9 km de vias exclusivas para o uso de ciclistas, o que já rendeu ao Município cinco títulos “Cidade Amiga da Bicicleta”. Com isso, Praia Grande é a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das principais em todo o País.

A intenção da Setran é aos poucos adequar todas as ciclovias às normas, para que nos próximos meses os locais exclusivos para uso de ciclistas estejam com as novas sinalizações “A Prefeitura sempre busca incentivar a utilização deste meio de transporte mais sustentável e menos poluente, que promove melhor mobilidade urbana e atitudes mais saudáveis, tudo com muita segurança. Para isso, a Administração Municipal sempre procura seguir as sinalizações mais adequadas para cada modal”, explicou a diretora de Engenharia de Tráfego da Setran, Michele Rezende de Mesquita.

Manual – O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, elaborado pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, abrange as sinalizações verticais e horizontais, dispositivos auxiliares, sinalização semafórica e sinalização temporária determinadas pela Resolução Contran nº 160, de 22 de abril de 2004, sendo composto por 9 volumes. O oitavo conta com as definições da Sinalização Cicloviária.

Mais detalhes sobre o manual podem ser acessados em: https://www.gov.br/participamaisbrasil/manual-brasileiro-de-sinalizacao-de-transito-volume-viii-sinalizacao-cicloviaria.