Seduc lança nova era digital das escolas municipais na segunda (21)

Inovações tecnológicas fazem parte do programa Educação do Futuro

Por Daniel Elias | 18/2/2022

Cada vez mais, as tecnologias existentes nas escolas municipais de Praia Grande servem de referência quando o assunto diz respeito a aliar as ferramentas com o aprendizado dos alunos. Tal afirmação ganha mais um reforço a partir de segunda-feira (21), quando a Prefeitura realiza o lançamento da nova era digital das unidades de ensino por meio do programa Educação do Futuro. O evento ocorre a partir das 17 horas, na EM Albert Einstein, no Bairro Samambaia.

Existente na rede municipal de ensino desde 2010, o programa passa por constante atualização e ganha novas ferramentas. Desta vez, outras cinco iniciativas serão inseridas dentro do pacote Educação do Futuro. Para marcar o lançamento dessa nova era digital, a EM Albert Einstein ficará equipada com todas as novidades que estarão disponíveis nas escolas da Cidade.

Tais ações têm como objetivo difundir o uso produtivo de recursos tecnológicos, oportunizando o uso de novas ferramentas como suporte aos docentes. Desta forma, a pasta municipal aposta na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. “Buscamos as melhores ferramentas para disponibilizar aos nossos docentes”, destacou a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia.

Sendo assim, em Praia Grande, lousas digitais em todas as salas de aulas já são realidade, além de tablets e laboratórios de informática para as escolas de Ensino Fundamental e mesas interativas para a Educação Infantil. Entretanto, estes equipamentos ganharão o reforço de novas ferramentas que prometem incrementar o sistema municipal de ensino. Um dos principais destaques diz respeito ao Projeto Conectividade Escolar que consiste na instalação do sistema wi-fi, ligando todas as unidades à internet.

A EM Governador Orestes Quércia, no Bairro Mirim, foi a primeira a receber a nova ferramenta educacional. A Secretaria de Educação lançou em maio deste ano o projeto piloto para, assim, estudar a viabilidade de implantar a tecnologia em toda a rede. Com o resultado positivo, a pasta municipal executou os trâmites para a aquisição do sistema utilizado e começou a instalação. Atualmente, todas as 77 escolas já contam com wi-fi para o início do ano letivo em 2022.

Capacitação - Com o wi-fi, tablets, lousas digitais e a recém ferramenta adquirida pela pasta municipal estarão conectados à internet. A Seduc investiu na adoção do Google For Education, um dos principais mecanismos usados por escolas e professores durante as aulas remotas para interagir com alunos. Junto, a Secretaria de Educação foi atrás de aparelhos portáteis e fez a aquisição de Chromebooks, Modem USB e Chip de Dados 4G visando elevar ainda mais a excelência do ensino aplicado.

Tratam-se dos projetos Sistema Móvel de Acesso aos Recursos e Google Workspace for Education. Ao todo, a pasta municipal fez a aquisição de 4.460 Chromebooks. Destes, 2.660 serão distribuídos em 38 escolas que atendam Ensino Fundamental, ficando 70 aparelhos por unidade. Professores e integrantes das equipes técnicas das escolas municipais receberão os demais 1.800 equipamentos. Junto, os educadores ganharão ainda um Modem USB e um Chip de Dados.

E visando proporcionar cada vez mais educação de qualidade para os alunos da rede municipal, o Município firmou uma importante parceria com o Google for Education, conjunto de soluções colaborativas online com o objetivo de ajudar alunos e professores a promoverem um ensino mais dinâmico e completo. Com a parceria, diversos aplicativos do Google são oferecidos como apoio para as aulas, como o Google Classroom (Sala de Aula), Formulários, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, entre outros. Dessa forma, os usuários têm em mãos mais recursos para gestão, comunicação e organização das aulas, beneficiando tanto os professores como os próprios alunos.

Instantâneo – Além de receber as novidades tecnológicas, a Secretaria de Educação fará o lançamento de outras ações como o Projeto Frequência Online. A ação consiste no registro da presença diária do aluno na escola por meio de sistema informatizado, e acompanhado digitalmente pela Secretaria de Educação.

O novo equipamento será instalado nas escolas de Ensino Fundamental. Assim que a criança entrar na escola, ao passar pelas catracas, já fica registrada a sua participação na aula. A informação aparece de imediato ao diário digital à disposição do docente que precisará apenas conferir se de fato o estudante compareceu.

Para somar a essa nova realidade, a Seduc colocará em prática ainda o projeto Click-Educação. Com isso, a pasta municipal promoverá a modernização estrutural e técnica de todos os laboratórios de informática e salas de aula das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. “Precisamos sempre evoluir. A tecnologia que já era existente nas nossas escolas municipais ganha reforços de peso”, enfatizou a secretária de Educação.

“Depois de os professores se reinventarem e garantirem a continuidade de ensino, mesmo à distância, não podemos simplesmente retroceder”, continuou a titular da Seduc, Cida Cubilia. “São ferramentas que passaram a fazer parte da rotina de aprendizado e que precisam, de fato, estar dentro de sala de aula. E Praia Grande, mais uma vez, faz acontecer”.