Prefeitura de PG antecipa reajuste de servidores para abril e prepara outros benefícios

Melhorias incluem a criação de planos de carreira para três categorias

18/2/2022

A Prefeitura de Praia Grande iniciou as tratativas para a revisão salarial de 2022 dos servidores municipais. A primeira reunião ocorreu na quinta-feira (17) e definiu que o reajuste será antecipado para o pagamento de abril. A Administração Municipal anunciou também a projeção de um pacote de benefícios aos servidores, que inclui a priorização da criação do plano de carreira para as categorias de Agente Administrativo, Atendente de Educação I e Agente de Trânsito.

Atualmente, a Administração Municipal conta com cerca de 12 mil servidores ativos, além dos inativos, que serão contemplados com o reajuste. A Prefeitura vai avaliar o impacto financeiro e atuarial do Município e, na sequência, todos os valores e mudanças serão definidos.

O reajuste salarial dos servidores de 2022 será definido de acordo com o IPCA medido de maio de 2021 a março de 2022. O índice oficial está sendo definido e será divulgado pelo IBGE no dia 8 der abril de 2022.

Já a mudança na data base de pagamento do reajuste ficou acordada para o mês de abril. Historicamente, o acréscimo ocorria em maio. Para isso, será proposto por meio de legislação específica a alteração na Lei Orgânica. O documento será enviado à Câmara Municipal para votação nos próximos dias.

A reunião também definiu a aceleração dos estudos para a criação do plano de carreira para as funções de Agente Administrativo, Agente de Trânsito e Atendente de Educação I.

Participaram do encontro, a prefeita Raquel Chini; os secretários Chefe de Gabinete, Esmeraldo Vicente dos Santos (o Dinho); da Procuradoria Geral, Edmilson de Oliveira Marques; de Finanças, Cristiano Mola; responsável de Administração, Ecedite da Silva Cruz Filho; do Poder Legislativo, Roberto de Andrade e Silva (o Betinho); e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais.

Reajuste em janeiro – Os servidores de Praia Grande já receberam um reajuste salarial no mês de janeiro deste ano. O valor de 9,32% foi ajustado nos salários de todos os servidores, ativos e inativos (aposentados e pensionistas), equivalente a inflação acumulada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no período de maio de 2019 a abril de 2020 e dos mesmos meses de 2020 a 2021. Além disso, o cartão alimentação que era de R$ 350,00 passou para R$ 450,00.