Mais de 1.400 pessoas passam por ação viária educativa da Setran nas escolas

Primeiro dia contou com dicas dos agentes de trânsito e distribuição de materiais informativos

Por Jaqueline de Marco | 22/2/2022

Durante os horários de entrada e saída dos estudantes das escolas municipais Carlos Roberto Dias, Bairro Boqueirão, e Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, no Sítio do Campo, agentes da Secretaria de Trânsito (Setran) distribuíram materiais informativos e deram importantes dicas de segurança viária aos alunos, seus responsáveis e funcionários das unidades escolares. A ação teve início nestas unidades e, no total, 1.450 pessoas passaram pela conscientização, na segunda-feira (21). A ação faz parte da Operação Escola que, entre outras atividades, prevê trabalhos educativos sobre o papel de todos para um trânsito mais seguro. A previsão é que até dia 25 de fevereiro o mesmo serviço seja realizado também em outras oito escolas de diversos bairros da Cidade.

Dentre os itens abordados nas orientações dos agentes estão temas importantes como orientações sobre o transporte seguro de crianças em veículos e atitudes seguras para evitar atropelamentos e demais acidentes viários. Além da entrega dos materiais informativos, a Setran também continua realizando rondas, travessia segura de pedestres, monitoramento de transporte escolar e possíveis cadastramentos de ciclistas no projeto Ciclista Cidadão, sempre nos horários de entrada e saída dos estudantes nas unidades escolares.

Até dia 25, a programação inclui a distribuição de materiais educativos nos seguintes locais: EM Sebastião Tavares de Oliveira, Quietude; EM José Padin Mouta, Tupi; EM Oswaldo Justo, Mirim; EM Lions Clube, Ocian; EM Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso, Maracanã; EM Vereador Felipe Avelino de Moraes, Caiçara; EM Cidade da Criança, Bairro Cidade da Criança; EM Dra Ana Maria Babette Bajer Fernandes, Real. A ação será retomada em março e a previsão é que nas próximas semanas todas as escolas da Cidade sejam atendidas.

De acordo com a diretora da Divisão de Engenharia de Tráfego, Michele Rezende de Mesquita, essas ações educativas são essenciais para um trânsito mais seguro e para a formação de condutores mais eficientes. “Com a retomadas das aulas 100% presenciais, vimos a necessidade desse trabalho local junto aos estudantes e seus responsáveis”, concluiu.

Operação Escola – A ação, que teve início em 2010, conta com apoio das equipes de trânsito a estudantes, pais, responsáveis, corpo docente e funcionários públicos nos arredores de todas as escolas municipais da Cidade ao longo de todo ano letivo. Durante o período de aulas remotas, por causa da pandemia de coronavírus, o trabalho foi suspenso. A passagem dos agentes de trânsito acontece geralmente às 7h, 10h45, 12h45 e 16h45, com exceção de escolas com horários especiais.