PG lança bolsa-atleta para incentivar esportistas e paraesportistas da Cidade

Auxílio pode chegar a R$ 2.000 e atletas devem cumprir os critérios da legislação

Por Paola Vieira | 4/3/2022

Atletas de Praia Grande, das modalidades esportivas e paraesportivas, receberão auxílio financeiro da Prefeitura de Praia Grande. A Lei 2086, que institui o Bolsa-Atleta, foi assinada pela prefeita Raquel Chini, na sexta-feira (25).

Com o objetivo de incentivar o desporto de rendimento não profissional, o programa beneficiará atletas das modalidades integrantes dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni", organizados pelo Governo do Estado de São Paulo e em competições oficiais de âmbito Municipal, Regional, Estadual, Nacional e Internacional de acordo com os resultados apresentados no ano anterior.

A prefeita Raquel Chini explicou que esse apoio aos atletas é fundamental, pois, além de influenciar a prática de exercício físico, também propicia a revelação de grandes atletas para o cenário regional, nacional e até internacional. “O fruto dessa política pública é a implantação de um programa idealizado para incentivar os atletas e paratletas a continuarem seus estudos, atividade de suma importância para o seu desenvolvimento, o que os motiva a continuarem o seu caminho esportivo e buscar melhores resultados para o Município e em suas vidas”, disse Raquel destacando que o incentivo ao atleta é um de seus compromissos de seu Plano de Governo.

O valor da bolsa será pago ao atleta de acordo com o estabelecido a lei, seguindo a idade do atleta e a sua classificação obtida, com valores que vão de R$ 250,00 a R$ 1.000,00, não cumulativos aos que disputam mais de uma modalidade. Atletas que alcançarem a primeira, segunda e terceira colocação em disputas Mundial, Olimpíadas, Sul-Americano, Jogos Abertos do Interior ou Campeonato Brasileiro, Jogos Regionais ou Campeonato Paulista no ano anterior, nos Jogos Abertos da Juventude ou Copa do Estado de São Paulo; seguindo todos os critérios estabelecidos na lei. Aos atletas medalhistas ainda haverá a possibilidade de acréscimo de até 100% no valor do auxílio, podendo chegar a R$ 2.000,00.

De acordo com a Lei, o Bolsa-Atleta será distribuído e concedido aos atletas e equipes de acordo com os recursos financeiros disponibilizados e que tenham participado de competições das entidades de administração do desporto da respectiva modalidade, realizadas no ano anterior nas condições estabelecidas, de acordo com decisão da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), por meio de Comissão de Avaliação das indicações da comissão técnica da modalidade. Atualmente Praia Grande conta com cerca de mil atletas que participam das competições mencionadas, mas para a concessão da bolsa estes deverão atender os critérios estabelecidos. O edital deverá ser lançado em breve pela Seel.