ROP de Educação Física orienta docentes para início do ano letivo

Mais de 150 educadores participaram do encontro realizado nesta segunda (7)

Por Daniel Elias | 8/3/2022

O auditório da EM Cidade da Criança, no Bairro Cidade da Criança, foi palco da 1ª Reunião de Orientação Pedagógica (ROP) para professores de educação física que atuam na rede municipal de ensino. A atividade, realizada nesta segunda-feira (7), contou com a participação de mais de 150 docentes. Durante o encontro, os educadores receberam informações sobre as ações para recuperar as lacunas deixadas pelo período de pandemia.

Para dar continuidade ao processo de aprendizagem, assim como as demais disciplinas, os professores de educação física precisaram se adaptar à realidade. Os docentes tiveram de avaliar que tipo de atividade se encaixava melhor para cada segmento de ensino. Desta forma, para as turmas de Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com auxílio dos pais, o enfoque foi promover exercícios físicos monitorados.

Já para as turmas do 6º ao 9º ano, as aulas foram mais focadas na parte teórica devido à possível falta de espaço. “Desta forma, fizemos a readequação do currículo para o plano trienal. Para que os professores possam trabalhar algumas habilidades de conhecimento que não puderam ser aplicadas pois necessitava do caráter presencial”, explicou o assistente técnico pedagógico (ATP) de educação física, Leonardo Pavan.

Além de Pavan, os ATPs de educação física André Marques e Benedito Sabino Neto também participaram do encontro e compartilharam as informações com os professores. “Nós montamos o planejamento pedagógico e estamos passando para os educadores, dentro da sua realidade, colocarem em prática. Assim, eles terão a possibilidade de recuperar o período que ficamos no distanciamento e, de acordo com o cronograma, aplicar durante as aulas”, destacou Pavan.