PG promove atividades alusivas ao Dia Mundial da Água

Atividades ocorrem a partir de segunda-feira (21) com objetivo de conscientizar alunos

Por Daniel Elias | 17/3/2022

Foto Indisponivel

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) realiza ações alusivas à Semana da Água, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. Na segunda-feira (21), quatro escolas participam de atividades que promovem a conscientização sobre a necessidade de preservação desse bem tão essencial para a vida. Na terça (22), a EM Dr. Roberto Shoji recebe o cine debate na Kombi.

Ao longo do dia, na próxima segunda-feira (21), participam das atividades nas dependências do DEA alunos das EMs Leopoldo Estásio Vanderlinde, Sérgio Vieira de Mello Governador Mário Covas e Profª. Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo. Durante as visitas, cada grupo de estudantes participará de um dos projetos desenvolvidos pelo setor. Todos terão como objetivo a conscientização sobre a preservação da natureza.

Com os alunos, serão abordados temas relacionados à água, como o uso racional e a consequência causada pelo descarte do lixo no mar, rios e lagos. Outro ponto trabalhado diz respeito à importância dos animais marinhos, fazendo a interligação dos três ecossistemas. Os estudantes também participarão de atividades que demonstrem bons hábitos diários que auxiliam na preservação do meio ambiente.

Para recepcionar as quatro escolas, além de colocar os projetos em prática, o Departamento de Educação Ambiental contará com o apoio de parceiros. As entidades e instituições farão a exposição de ações e atividades que desenvolvem. Estarão presentes, o Parque Estadual Xixová-Japuí, o Instituto Biopesca, a organização não governamental (ONG) Ecophalt, o programa Navega SP (da Secretaria de Esportes e Lazer – Seel) e a concessionária de água, Sabesp.

Data comemorativa – No Dia Mundial da Água, terça-feira (22), o Departamento de Educação Ambiental estará engajado em outras duas ações em prol da conscientização sobre o uso racional da água. A primeira será o colóquio promovido pelo Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista (CBH-BS) e pela Universidade Católica de Santos (Unisantos).

O colóquio ocorre de forma online e contará com palestras sobre diferentes vertentes, mas sempre tendo como ponto focal o uso racional da água. Representantes das nove cidades da Baixada Santista participam da ação. O evento acontece durante todo o dia e terá como tema principal “Prevenção e Controle do Lixo no Mar: Avanços e Perspectivas na Baixada Santista”.

No mesmo dia, às 19 horas, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EM Dr. Roberto Shoji, no Bairro Tupiry, participam de um bate-papo também sobre uso racional da água. Para tornar o momento ainda mais interessante, o DEA levará o projeto Cine Debate na Kombi, promovido pelo Fundo Nacional de Educação Ambiental (Funbea).

Confira abaixo a programação:

Segunda-feira (21)
Projeto Cidadão Legal
Horário – 8h30
E.M. Leopoldo Estásio Vanderlinde

Segunda-feira (21)
Projeto Viveiro Terapêutico
Horário – 9 horas
EM Sergio Vieira de Mello

Segunda-feira (21)
Projeto Vem Passarinhar
Horário - 12h30
EM Governador Mário Covas

Segunda-feira (21)
Projeto Praia Grande Natural
Horário - 12h30
EM Profª. Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo

Terça-feira (22)
Cine debate na Kombi/ Funbea
Horário – 19 horas
EM Dr. Roberto Shoji

Endereços – O Departamento de Educação Ambiental (DEA) está localizado dentro da Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho, na entrada da Cidade. Já a EM Roberto Shoji fica na Rua Ildefonso Galeano, 100, Bairro Tupiry.