Cidade lança Programa Integra PG que vai beneficiar usuários dos serviços municipais

Integração entre secretarias permite maior qualidade e eficácia no atendimento

Por Aline Gomes | 18/3/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande lançou, nesta quinta-feira (17), o Programa Integra PG. O objetivo é ter uma maior integração dos serviços oferecidos pela Prefeitura, em diversos âmbitos como saúde, esportes, programas de assistência social, cultura, entre outros, em um único sistema.

A ideia é conectar o atendimento realizado pela Rede de Saúde da cidade (Usafas, Cemas, CER, Academias da Saúde) com os equipamentos oferecidos pela Assistência Social, como Conviver, Programa de Integração e Cidadania (PIC), Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE), Cursos e projetos disponibilizados pela Secretaria de Esportes e também pela Secretaria de Cultura e Turismo. Para isso, a Sesap disponibilizou o sistema já utilizado na rede, chamado Olostech, sem ônus às demais secretarias para que os dados sejam compartilhados de maneira segura e organizada.

Desta forma, as secretarias envolvidas poderão abastecer com informações e consultar o sistema ao realizar um atendimento e, através do compartilhamento de dados, facilitar o encaminhamento do munícipe aos serviços oferecidos no Município. Isso permitirá, por exemplo, que o médico de uma Unidade de Saúde da Família (Usafa) saiba se o paciente tem acesso a algum equipamento do Social ou até mesmo encaminhá-lo para complementar o tratamento, se necessário.

“Os médicos poderão encaminhar o paciente para diversos segmentos, sugerindo a prática de atividades com possibilidade real de acesso no PICs, Cafes, Conviveres, equipamentos esportivos e culturais que funcionarão como aliados no tratamento de pacientes, pois, potencializam a saúde física e mental, aumentando sua qualidade de vida do paciente”, explicou uma das coordenadoras do projeto, a médica Kátia Mara Mendes Ferreira Santos, durante a solenidade de lançamento do projeto.

Para a prefeita Raquel Chini, esta é a essência do sucesso e do serviço prestado com qualidade ao munícipe praia-grandense. “Venho pregando essa união desde o início, pois percebo todos focados, dedicados e evoluindo, mas faltava olhar para o lado e perceber que todos os trabalhos são igualmente importantes e quando existe a integração das pastas, as informações se tornam ferramentas essenciais para uma melhor gestão”, disse.

O secretário de saúde interino, José Isaias Costa Lima agradeceu o empenho de todos os envolvidos. “Realmente todas as secretarias envolvidas fizeram um trabalho maravilhoso para que essa primeira etapa do projeto fosse realizada. Agora, vamos trabalhar para aprimorar cada vez mais o Programa e beneficiar ainda mais a população de Praia Grande”.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento diversas autoridades como, vereadores, secretários e subsecretários municipais, o secretário de Esportes, Rodrigo Santana, o de Assistência Social, José Carlos de Souza e o de Cultura e Turismo, Maurício Petiz.

Ao final do evento, todos os presentes puderam assistir à performance teatral Conexão Integração e ouvir a música inédita composta por Isabel Samegima e Ninno Junior, especialmente para o lançamento do Programa e interpretada pelo cantor mirim Daniel Albuquerque, de 12 anos.