PG participa de discussão sobre o Plano Regional de Combate ao Lixo no Mar na Baixada Santista

Evento ocorreu durante toda esta terça-feira (22) e contou com diversos palestrantes

Por Aline Mota | 22/3/2022

O Dia Mundial da Água é festejado nesta terça-feira (22). Nesta importante data, Praia Grande participou do Colóquio sobre o Plano Regional de Combate ao Lixo no Mar na Baixada Santista. A prefeita Raquel Chini representou a Cidade no evento, que ocorreu de forma virtual ao longo de toda esta terça e foi moderado pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). A chefe do Executivo praia-grandense também preside o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Condesb) e o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH-BS).

O evento promoveu a discussão sobre a problemática do lixo no mar na Região com foco específico na conexão deste tema com a gestão dos recursos hídricos. A elaboração do Plano Regional de Combate ao Lixo Marinho ocorre em atenção ao plano nacional.

“Discutir ações que visam beneficiar e cuidar do meio ambiente é sempre muito importante. Neste caso trocar ideias sobre como combater essa problemática de resíduos e lixo no mar reunindo diversos municípios. Lixo no mar não é apenas um problema ambiental, é muito mais complexo, merece sim um olhar regional mais voltado para esse enfrentamento e o Plano Estadual sem dúvidas vai ajudar neste combate”, comentou a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini.

O problema do lixo no mar tem recebido crescente atenção da comunidade internacional. Estima-se que mais de 12 milhões de toneladas de lixo sejam despejadas anualmente no mar em todo o mundo. Do total, 90% é composta de plástico, o que gera diversos impactos à saúde, ao ambiente, à economia e ao bem-estar da sociedade.

Uma série de debates ocorreram durante o colóquio, entre eles, a problemática das moradias em palafitas. “Já existe um programa em andamento do Governo do Estado de São Paulo, o Vida Digna, que visa eliminar as moradias em palafitas. As cidades da Baixada Santista já foram beneficiadas por esta iniciativa. Nós, enquanto uma Região Metropolitana, devemos juntar forças com o Governo do Estado para eliminar as palafitas reforçando o desenvolvimento social”, disse a prefeita de Praia Grande.