Sábado (26) acontece o Dia D de Exame Papanicolau em todas as Usafas

As 30 unidades estarão abertas das 9h às 16h especialmente para a coleta

Por Aline Gomes | 23/3/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

Neste sábado (26), a Unidades de Saúde da Família (Usafas) estarão abertas das 9h às 16h, especialmente para a coleta do exame preventivo ginecológico (Papanicolau). A iniciativa faz parte das ações voltadas ao Mês da Mulher, que estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.

Durante a próxima semana, de segunda (28) a quinta-feira (31), as 30 Unidades ficam abertas em horário estendido, das 17h às 19h, também especialmente para a coleta do exame. “As ações visam contemplar as mulheres que não conseguem fazer o exame durante a semana devido ao trabalho e suas funções diárias”, comenta a coordenadora de Saúde da Mulher, enfermeira Camilla Rodrigues Godinho.

Para realizar o exame, é preciso uma preparação: estar há, pelo menos, dois dias sem ter relações sexuais, não estar menstruada e evitar o uso de cremes e duchas vaginais também pelo período mínimo de dois dias. No dia do exame, é necessário levar o cartão da Usafa e um documento com foto.

Exame - O exame Papanicolau é realizado para detecção precoce de problemas que podem levar ao câncer de colo de útero. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer uterino é o mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. “Todas as mulheres que têm vida sexual ativa e já fizeram o exame há mais de um ano podem realizar o Papanicolau. Mas é importante salientar que as mulheres com faixa etária entre 25 a 64 anos devem realizar o exame de forma rotineira pois é nesse intervalo de idade que os problemas relacionados ao colo do útero podem ocorrer com maior frequência”, destaca a enfermeira.

Ações – Durante o mês de março, em decorrência da comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8/3), as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Praia Grande têm intensificado o atendimento ao público feminino. Está sendo ampliada a oferta de exames preventivos realizados nas unidades, bem como o encaminhamento de exames de mamografia na rede credenciada. Além disso, tem sido promovida atividades de orientação sobre a saúde da mulher. A rede municipal de saúde conta ainda com o Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher, um serviço de referência para este público no Município.

Outra ação também nas Usafas é a realização de palestras de orientação sobre a saúde da mulher na sala de espera das unidades. Enquanto a paciente aguarda algum atendimento, um profissional técnico presta orientações e também convida as mulheres para colher o preventivo.

Mamografia – Dependendo da avaliação da equipe de saúde da família, poderá ser recomendada a realização de mamografia para as mulheres entre 50 e 69 anos. “Por exemplo, no atendimento, colheu o preventivo de uma mulher de 50 anos que ainda não fez mamografia, então já pode ofertar também, dentro das faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde”, detalha a enfermeira.

Ceas Mulher – Outro serviço de atendimento de excelência na Praia Grande é o Centro de Atenção à Saúde (Ceas) da Mulher. O equipamento faz parte do setor de Especialidades Médicas da Sesap e está localizado na Rua São José, no Bairro Caiçara.

Um dos serviços de referência da unidade são os relacionados a mama e colo de útero. As pacientes com preventivo, mamografia ou ultrassom alterados que necessitam de um acompanhamento específico do especialista são encaminhadas pelas Usafas a esse serviço. O Ceas Mulher possui ginecologistas e mastologistas para avaliar os exames, solicitar outros e fazer os encaminhamentos necessários, seja na rede municipal ou atendimento de maior complexidade junto ao Estado.

Há ainda as campanhas educativas e de conscientização para mulheres e homens, em especial relacionadas ao planejamento familiar. Sempre que há consultas sobre o assunto, seja para laqueadura e vasectomia, seja para a colocação do DIU, os profissionais da unidade realizam palestras de orientação e tiram dúvidas na sala de espera. Avaliações cirúrgicas e acompanhamentos de exames também estão entre os serviços prestados pelos profissionais da unidade.

Confira o endereço das 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas):

1 - Usafa Aviação - Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº2929
2 - Usafa Boqueirão - Av. Pres. Kennedy, nº 918 Boqueirão
3 - Usafa Mirim - Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
4 - Usafa Tupi - Rua Meinacós, nº 95 – Tupi
5 - Usafa Aloha - Rua Zenji Sasaki, nº 269- Nova Mirim
6 - Usafa Anhanguera - Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 649 – Anhanguera
7 - Usafa Antártica - Av. dos Trabalhadores 3801 – Antártica
8 - Usafa Caiçara - Rua Mathilde de Azevedo Setubal nº 630 – Caiçara
9 - Usafa Esmeralda - Rua Menotti Del Picchio, altura do n° 179
10 - Usafa Forte - Av. Rio Branco, nº 562 – Forte
11 - Usafa Guaramar - Av. dos Trabalhadores, nº 1717 – Glória
12 - Usafa Maracanã - Rua Cesar Rodrigues Reis, 850 – Maracanã
13 - Usafa Melvi - Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
14 - Usafa Mirim II - Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 400
15 - Usafa Ocian - Rua José Jorge, 521 – Ocian
16 - Usafa Quietude - Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 500
17 - Usafa Real - Rua das Begônias, nº 453 – Real
18 - Usafa Ribeirópolis - Rua Esmeraldo Tarquínio nº 471 – Ribeirópolis
19 - Usafa Esmeralda II - Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda
20 - Usafa Samambaia - Av. das Araucárias nº 181 – Samambaia
21 - Usafa Santa Marina - Rua Particular, 598 – Anhanguera
22 - Usafa São Jorge - Av. dos Trabalhadores, nº 4242 – Antártica
23 - Usafa Solemar - Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
24 - Usafa Sítio do Campo - Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 - Sítio do Campo
25 - Usafa Tupiry - Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry
26 - Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
27 - Usafa Vila Sônia - Rua Antônio Cândido da Silva nº 1075 - Vila Sônia
28 - Usafa Princesa - Rua Vergílio Gabriel de Siqueira. – Bairro Princesa
29 - Usafa Noêmia -Av. Pres. Kennedy, 4960 - Bairro Tupi
30 - Usafa Guilhermina-Av. Pres. Kennedy, 2100 - Bairro Guilhermina.