IBGE divulga cronograma com datas de provas do concurso para o Censo 2022

Provas para as funções de Agente Censitário e Recenseador ocorrerão dia 10

Por Maria Souza | 24/3/2022

Os candidatos do processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo Demográfico de 2022 devem ficar atentos. As provas objetivas para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM) e Recenseador estão marcadas para o dia 10 de abril em todo o País. O IBGE divulgou recentemente o cronograma com datas e outras informações sobre o processo seletivo.

Todas as inscrições já foram homologadas e de acordo com o calendário do IBGE, a divulgação dos locais de prova e cartão de confirmação das inscrições ocorrerá dia 4 de abril, uma semana antes da data da prova. Ainda conforme o cronograma, a divulgação dos gabaritos preliminares ocorrerá dia 11 de abril. Já o gabarito e resultado definitivo da prova objetiva será divulgado dia 13 de maio, e o resultado final, dia 20 de maio.

Na última semana, o IBGE divulgou também a demanda de candidatos por vaga. As relações, tanto para agentes quanto para recenseadores, foram divulgadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do processo seletivo. As atualizações podem ser consultadas no link: https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/09.

Em Praia Grande, a pesquisa do Censo contará com 316 Recenseadores, 4 Agentes Censitários Municipais (ACM), 31 Agentes Censitários Supervisores (ACS) e 3 Agentes Censitários do Administrativo e de Informática (ACAI).

A Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, afirma que a Prefeitura de Praia Grande está fornecendo o suporte necessário ao IBGE para a realização do Censo no Município. “A administração sabe que a pesquisa do IBGE é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população e está ciente de que os dados atuais estão desatualizados, já que o último levantamento do tipo foi realizado em 2010, depois disso foram feitas apenas estimativas”.

Censo - O levantamento realizado pelos recenseadores do Censo 2022 na Cidade tem previsão para ser iniciado no dia 1º de agosto de 2022.