Limpeza do sistema de drenagem no entorno de feiras confinadas é intensificada

Além disso, equipes estão realizando também ações em diversos outros pontos da Cidade

Por Jaqueline de Marco | 25/3/2022

Para melhorar o escoamento da chuva através da drenagem municipal, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realiza constantes trabalhos de melhorias em todo sistema da Cidade. Atualmente, as equipes estão focadas na manutenção da tubulação e bueiros no entorno das feiras confinadas (feiras livres realizadas em espaços específicos para a atividade). A intenção é que as ações sigam pelas próximas semanas. O trabalho complementa a manutenção diária realizada pela Sesurb, que continua sendo realizada em diversos pontos da Cidade.

Os trabalhos contam com desobstrução de tubulação e rede, além da limpeza de bueiros, de forma manual e com auxílio de maquinários específicos. Dentre os maquinários especializados utilizados pelas equipes nas manutenções há caminhões vácuo e de hidrojato.

Entre os itens mais encontrados descartados irregularmente nos bueiros e tubulações estão embalagens plásticas, restos de alimentos, latas de bebidas e demais produtos industrializados. No caso dos entornos de feiras confinadas, restos de alimentos são muito encontrados nos equipamentos.

As manutenções, no geral, contaram com limpeza de todo sistema: retirada de areia e lixo no lado interno dos bueiros; desobstrução da tubulação com o caminhão vácuo, que suga resíduos a metros de distância; limpeza com o hidrojato, que lança água na tubulação do sistema de drenagem; entre outros.

De acordo com o diretor do Departamento de Resíduos da Sesurb, Sidinei Barbosa da Penha, o lixo descartado irregularmente em áreas públicas, muitas vezes, é carregado pela chuva e vento para o sistema de drenagem, prejudicando muito o escoamento de água nestes locais. “As manutenções são constantes, mas se a população não entender que ela tem papel essencial nessa conservação da limpeza não adianta”.