Subjuve retomará o Programa #JuventudePG nas escolas

Iniciativa leva conhecimento sobre os serviços e equipamentos públicos da Cidade

Por Beatriz Boturão | 30/3/2022

A Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) se reuniu com representantes de dez pastas municipais para apresentar o Programa #JuventudePG 2022. Intermediado pela Subjuve, a iniciativa leva aos jovens as políticas públicas existentes na Cidade de forma didática. A expectativa é retomar o programa já na segunda quinzena de maio, atendendo dez escolas estaduais com período integral, localizadas em regiões distintas.

Estiveram presentes na reunião, as secretarias de Esporte e Lazer (Seel), Saúde Pública (Sesap), Educação (Seduc), Assuntos de Segurança Pública, Trânsito (Setran), Assuntos Institucionais (Seai), Meio Ambiente (Sema), Assistência Social (Seas), Cultura e Turismo (Sectur) e a Subsecretaria de Ações de Cidadania.

Por meio da iniciativa, servidores públicos municipais de diversas secretarias vão até as escolas do ensino médio para dialogar com jovens entre 15 e 16 anos. Na oportunidade, eles apresentam tudo o que as secretarias oferecem aos munícipes, como equipamentos e serviços públicos, através de palestras, apresentações e dinâmicas interativas.

O programa funciona em três etapas. A primeira consiste na visita dos servidores nas escolas; na segunda, 10 a 20 alunos de cada unidade escolar são levados ao Auditório da Seduc para uma formação mais intensiva; e a terceira fase leva os alunos de ônibus para conhecer os serviços públicos no micro e macroterritório da Cidade. Em breve, será divulgado o cronograma das visitas e de cada atividade.

Para o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, o programa é retomado em um momento crucial. “Depois desse período difícil de pandemia que vivemos nos últimos dois anos, precisamos retomar nossas atividades junto aos jovens. É uma oportunidade de aproximar os estudantes dos serviços e programas oferecidos pelo Município, gerando um vínculo entre essas duas pontas”, afirma.

#JuventudePG - O programa nasceu no ano de 2013, por conta de um dado preocupante apontado no Mapa da Juventude: mais de um quarto dos jovens desconheciam os equipamentos públicos e serviços oferecidos na Cidade, mesmo com a ampla divulgação. Pensando nisso, o programa, que na época se chamava Juventude Legal, foi desenvolvido atendendo 40 escolas e 12 mil jovens ao ano. Em 2019, o programa teve seu nome alterado para #JuventudePG e as novas etapas, existentes hoje, foram adicionadas.