PG organiza fluxo de atendimento para ampliar cirurgias de castração de animais

Reunião com clínicas veterinárias credenciadas ocorreu nesta segunda (28)

30/3/2022

Colaboração Rodrigo Herrero

Praia Grande está iniciando o processo de ampliação dos procedimentos de cirurgia de castração de cães e gatos. Ocorreu nesta segunda-feira (28) na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) uma reunião com duas clínicas veterinárias credenciadas que tiveram a documentação aprovada e estão nos trâmites finais para iniciar os procedimentos cirúrgicos em abril. Durante o encontro foi apresentado como vai funcionar o fluxo de atendimento para o encaminhamento dos tutores com seus animais para a realização das cirurgias de esterilização cirúrgica dos animais.

Também foi agendado para essa semana o treinamento dos profissionais das clínicas veterinárias credenciadas para a utilização do sistema municipal de informação Saudetech, já que todo o processo, desde o encaminhamento para avaliação e agendamento das cirurgias, será feito de maneira digital. O Saudetech é o mesmo programa responsável por registrar os atendimentos do consultório informatizado e fazer os agendamentos da rede de saúde pública de Praia Grande.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Marono, explica que o modelo de contrato é semelhante ao da rede credenciada de especialidades e exames que atendem os munícipes na Praia Grande. “A ideia é termos uma rede de clínicas veterinárias credenciadas que possam atender todo o território do Município, fazendo com que descentralize o atendimento, o que vai favorecer o acesso das pessoas e, consequentemente, aumentar o número de castrações realizadas”.

Serão abertas em abril 240 vagas, podendo ter um aumento na oferta nos próximos meses, dependendo da aprovação do credenciamento de novas clínicas veterinárias. O levantamento dos animais a serem castrados está sendo feito levando em conta critérios de vulnerabilidade social, casos de indivíduos acumuladores e também o atendimento da demanda das associações protetoras de animais da Cidade. Os cães e gatos serão direcionados pela Sesap para avaliação pré-cirúrgica nas clínicas veterinárias credenciadas. Estas ficarão responsáveis posteriormente por agendar e realizar o procedimento, bem como a microchipagem para a identificação dos animais.

Para Marono, a ampliação das castrações no Município vai ajudar a reduzir o número de abandono e dos maus tratos aos animais, o que vai proporcionar melhoria também para os munícipes. “Esse processo vai trazer benefícios tanto para a população animal quanto para os humanos. Além de melhorar o bem-estar dos animais, a gente contribui para a saúde pública, pois um maior controle desses animais expostos diminui o risco de episódios de mordedura, de acidentes de trânsito e até mesmo deles contraírem doenças de animais silvestres e transmitirem para a zona urbana”.