Praia Grande entrega certificados para os alunos do curso de confeitaria

Capacitação foi gratuita e aconteceu através do Programa Via Rápida

Por Aline Mota | 5/4/2022

Na tarde desta terça-feira (5), alunos do curso de confeitaria da Prefeitura de Praia Grande receberam o tão esperado diploma. Foram 46 vagas oferecidas graças à parceria entre a Secretaria de Assuntos Institucionais de Praia Grande (Seai) e o Governo do Estado, que proporcionou o curso para a população a partir de 16 anos.

A entrega dos diplomas ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Auditório da Secretaria de Educação - Seduc). O curso foi totalmente gratuito e acontece por meio do ‘Qualifica PG’ e os programas Empreenda Rápido, Meu Emprego, Via Rápida Emprego, Minha Chance, SPTECH e Bolsa Trabalho.

Dos 42 alunos que concluíram o curso, três já estão trabalhando na área, e uma delas é a Ana Clara de Fátima Luciano, de 30 anos, autônoma e moradora de Praia Grande há 6. “Eu já trabalhava na área de confeitaria há algum tempo e este ano tive a oportunidade de fazer o curso de confeitaria da Prefeitura. Graças ao curso consegui me especializar e ter mais encomendas, principalmente agora perto da Páscoa. Eu recomendo muito os cursos de Praia Grande”, afirmou.

As aulas foram ministradas por professores parceiros do Centro Paula Souza (CPS), com carga de 80h aula e contou com três períodos diferentes, manhã, tarde e noite. Todo o curso aconteceu na Carreta do Programa Via Rápida que estava estacionada no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, na Rua Saverio Fitipaldi s/nº, no Bairro Quietude.

No curso, os alunos aprenderam como preparar massas, coberturas e recheios, além de noções de vendas, elaboração de orçamentos e atendimento ao cliente para atuarem em padarias, confeitarias ou docerias. Os alunos que concluíram a capacitação com mais de 75% de presença, ainda receberão do Governo uma bolsa auxílio no valor de R$ 210,00, desde que estejam em condições de desemprego e tenham alcançado a frequência exigida.

O responsável pela Seai, Itamar Marciano, falou sobre essa conquista tão importante para os que receberam os certificados. “Os cursos permitem que vocês possam buscar oportunidades melhores, sejam elas no empreendedorismo ou no mercado de trabalho. Muitas pessoas que estão recebendo o diploma já estão atuando na área, colhendo os frutos do curso, e isso nos deixa muito feliz. Parabenizo cada um de vocês pelo empenho e desejo boa sorte na carreira”, disse.

Além do curso de confeitaria, desde o início do ano a administração disponibilizou mais 310 vagas de capacitações distribuídas em 12 diferentes modalidades, entre operador de telemarketing, operador de caixa, montagem e manutenção de computadores, informática básica, almoxarife, montagem de bijuteria, customização de peças de vestuários, modelagem de roupas camisas masculinas, modelagem de roupas saias, shorts e calças femininas, pizzas doces e salgados e soldagem.