População do Tupiry participa de palestra sobre conscientização ambiental

Evento ocorreu na noite de quarta (6) e contou com a participação de 144 pessoas

Por Maria Souza | 7/4/2022

A 2º palestra do ciclo de conscientização sobre a rede de esgoto, promovida pela Prefeitura de Praia Grande, em parceria com a Sabesp, ocorreu no Bairro Tupiry na noite de quarta-feira (6), na Escola Municipal Doutor Roberto Shoji, e reuniu moradores locais, lideranças de bairro e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa da Prefeitura partiu da Secretaria de Planejamento e conta com o apoio das pastas de Meio Ambiente, Educação e Cidadania.

A palestra “Uso correto da rede coletora de esgoto”, pelo Técnico em Gestão da Sabesp, Roberto Laporta Frumento, deu início ao evento. A apresentação tratou o sistema de esgotamento sanitário de Praia Grande, os principais problemas encontrados e as causas identificadas. Entre os destaques, o palestrante conscientizou sobre a importância de a população jogar lixo no lixo, e não na rede de esgoto, comprovando em imagens e vídeo os prejuízos do descarte irregular ao meio ambiente.

Os serviços públicos municipais disponíveis para facilitar e incentivar práticas sustentáveis e ecológicas, como a Coleta Seletiva e Ecopontos, foram apresentados pela bióloga da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, Mariane Laurentino Ferreira. Os Ecopontos mais próximos do bairro Tupiry são o Ecoponto Antártica e o Ecoponto Quietude.

Ainda durante o evento, foi anunciado o retorno do atendimento físico da Sabesp, no Bairro Boqueirão, mediante agendamento através do site: sabesp.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/SABESP. O atendimento no Poupatempo também continua ocorrendo e pode ser agendado pelo site www.poupatempo.sp.gov.br/.

Após as palestras, os presentes fizeram manifestações e apresentaram sugestões e perguntas. A moradora de Praia Grande, Maria José da Silva, acompanhou a palestra e destacou: “Agradeço aos responsáveis pela apresentação. Para mim foi gratificante, descobri algumas curiosidades, tirei dúvidas sobre o tempo de retorno das reclamações através da ouvidoria e outras pessoas perguntaram sobre problemas corriqueiros da cidade. Para mim, essa palestra somou”.

Contatos - Diante de qualquer problema relacionado a serviços municipais, a população deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, através dos telefones 162 ou 34962281. Já problemas relacionados à Sabesp devem ser registrados pelo telefone 0800-055-0195.