Homem é detido por desmatar área no Bairro Ribeirópolis

Ele estava em um barraco erguido em uma área de congelamento

Por Luciano Agemiro | 11/4/2022

No final de semana, a Guarda Ambiental de Praia Grande localizou dois barracos erguidos em uma área de “congelamento habitacional” da Cidade, no Bairro Ribeirópolis. O local é constantemente monitorado para evitar invasões. Um homem de 44 anos foi detido e levado para a delegacia e vai responder por crime de destruição de vegetação nativa. Os barracos foram demolidos.

Uma das construções foi erguida em uma área de proteção, no final da Rua Flávio Monteiro de Castro, no Bairro Ribeirópolis. No local, havia uma edificação simples, com um sofá e ligação clandestina de eletricidade. Ninguém estava no local.

A segunda construção estava em local próximo. Um homem foi encontrado. Ele afirmou que estava morando no local com sua família, porém não havia mais ninguém. O homem ainda alegou ter comprado o terreno por 8 mil reais, mas não deu detalhes do vendedor.
Áreas congeladas são locais invadidos, cujos moradores antigos foram cadastrados pela Secretaria de Habitação (Sehab) e aguardam a inclusão em programas habitacionais do Município. Essas áreas são constantemente monitoradas por câmeras, imagens de satélites e drones.

De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental, Fábio Marques, o patrulhamento de rotina existe de forma contínua e toda nova alteração em espaços congelados é removida. “Esses desmatamentos ocorrem durante a noite, na madrugada e aos finais de semana. Estamos atentos a este tipo de ocorrência”.

Denúncias sobre desmatamento podem ser realizadas por meio do telefone 153.

Comissão – A Prefeitura de Praia Grande conta com uma Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação. O principal objetivo é identificar todas as ocupações desordenadas em áreas de preservação e risco, estabelecendo as medidas necessárias para a proteção desses espaços e também das famílias ocupantes. O órgão é composto por representantes das secretarias de Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Sema), Urbanismo (Seurb), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), além da Procuradoria Municipal.