Municípios da Baixada Santista se unem na campanha Destinação Criança

Munícipes podem destinar parte de seu Imposto de Renda

26/4/2022

Moradores dos nove municípios da Baixada Santista, pessoa física ou jurídica, que declaram Imposto de Renda no modelo completo, podem ajudar as ações voltadas às crianças e adolescentes por meio da Campanha Destinação Criança. A iniciativa funciona como uma forma de reverter o dinheiro pago ao Imposto de Renda para projetos sociais da sua cidade. A ideia de uma campanha metropolitana neste sentido partiu da prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, atual presidente do Conselho de Desenvolvimento Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), e foi divulgada em reunião online realizada na terça-feira (26).

A doação pode ser feita diretamente no Programa da Receita Federal. O limite de até 3% para pessoa física e 1% para pessoa jurídica é calculado no programa sobre o imposto apurado na declaração. Quem doa contribui para projetos em benefício de crianças e adolescentes de cada Município.

A vantagem para os doadores é que o valor destinado, conforme regras estabelecidas na legislação, diminui o Imposto de Renda a pagar ou aumenta o valor da restituição do Imposto de Renda. É rápido, fácil e seguro.

Para fazer parte da corrente do bem e garantir o financiamento de ainda mais projetos no ano de 2022, siga os passos abaixo:

1. Na aba ‘Fichas da Declaração’, selecione ‘Doações Diretamente na Declaração’;
2. No quadro à direita, clique em ‘Novo’;
3. Em ‘Tipo de Fundo’ escolha ‘Municipal’;
4. À direita, o programa indicará o valor máximo disponível para doação. No campo à esquerda, especifique o valor que deseja doar;
5. Para confirmar, clique em ‘Ok’;
6. A destinação será confirmada em linha na parte superior.

De acordo com o Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Praia Grande (CMDCA), Tadeu Costa, e doação é muito importante. “Todos os valores são revertidos em projetos sociais de entidades do terceiro setor da nossa Cidade. Organizações que atuam diretamente com crianças e adolescentes de várias idades”.

Segundo Raquel, a iniciativa é extremamente benéfica para as Cidades, sendo importante divulgar junto às empresas de contabilidade, associações comerciais e os demais envolvidos para apresentar as vantagens da doação. “É um dinheiro que fica nas Cidades e beneficia diretamente nossas crianças e adolescentes. Além disso valoriza o trabalho de ONGs sérias que realizam projetos para esse público”.

Doação - Também é possível adiantar a doação da declaração do ano que vem, ao longo de todo o ano de 2022. Neste caso, a doação é feita por depósito bancário na conta do Fundo Municipal e o limite para doar sobe para 6% da declaração.