Curso gratuito de soldagem é iniciado em Praia Grande

Capacitação faz parte do Programa Via Rápida, através do ‘Qualifica PG’

Por Aline Mota | 27/4/2022

Começaram nesta semana as aulas teóricas do curso gratuito de soldagem. A capacitação faz parte do programa ‘Qualifica PG’ e é fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e a Secretaria de Assuntos Institucionais de Praia Grande (Seai), que através do programa Via Rápida trouxe para a cidade 60 vagas inteiramente gratuita.

As aulas teóricas acontecem na sala de capacitação da Seai e na Carreta do Programa Via Rápida e os alunos foram divididos em três turmas de 20 estudantes para cada grupo, sendo uma no período da manhã, uma no período da tarde e outra no período da noite. As aulas acontecem de forma 100% presencial na carreta do Via Rápida, que está estacionada no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues.

Importante destacar que na fase de aula prática, prevista para próxima semana, as aulas vão acontecer na Carreta do Via Rápida, onde abriga 10 cabines de soldagem, com todos os equipamentos necessários.

“A Administração está muito feliz em poder contribuir para mais esse avanço na qualificação profissional dos munícipes. Esse curso estava sendo muito aguardado por todos, pois estamos falando de uma capacitação cujo custo é elevado, um curso que pode abrir um leque de oportunidades, além de ser lecionado por professores de renomada instituição, onde o diploma tem bastante valor agregado, o Centro Paula Souza (CPS)”, explicou Itamar Marciano, responsável pela Seai.

Além da qualificação profissional, aquele que cumprir mais de 75% de frequência nas aulas, receberá uma bolsa auxilio no valor de 210,00 (duzentos e dez reais), que será pago através do Bolsa do Povo.

O curso é direcionado para pessoas maiores de 16 anos e é importante frisar que o aluno só receberá a bolsa auxílio se, além dos 75%, atendam as exigências, entre elas, o aluno deverá ser domiciliado no Estado de São Paulo, desempregados que atendam aos requisitos de escolaridade ou condição especial fixada para tal curso. O estudante será considerado apto a receber a bolsa-auxílio pelas informações prestadas na inscrição.

Lembrando que o aluno não receberá a bolsa-auxílio caso esteja recebendo seguro-desemprego ou previdenciário, tenha menos de 75% de participação nas aulas, que seja beneficiário dos programas sociais instituídos pela Lei n° 14.512/2011 ou que tenha recebido dois pagamentos no ano de referência.