Representantes de grêmios estudantis tomam posse em Praia Grande

Cerimônia ocorreu na quarta-feira (4), na Câmara Municipal

Por Beatriz Boturão | 5/5/2022

Estudantes muito bem representados em Praia Grande. Na última quarta-feira (4), aconteceu na Câmara Municipal a cerimônia de posse dos representantes dos grêmios estudantis das escolas estaduais do Município. Na oportunidade, 250 gremistas membros de 23 grêmios tomaram posse de seus cargos.

Letícia Pereira de Oliveira, 17 anos, estudante do 2° ano do Ensino Médio na E.E Alexandrina Santiago Netto, é uma das jovens que tomaram posse na cerimônia. Suas expectativas para o grêmio são as melhores. “Quero contribuir mais com os alunos e com a escola e ajudar no que for possível para torná-la mais democrática para todos. É também uma forma da gente criar um laço entre professores, alunos, pais e gestores”, disse.

A Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) é a responsável por auxiliar e orientar todo o processo democrático de formação dos grêmios estudantis de Praia Grande. O subsecretário da pasta, Augusto Schell, reafirma a importância dessa organização para os jovens. “Ajudamos na elaboração técnica dos grêmios e orientamos sobre as responsabilidades que os representantes vão ter daqui pra frente. Para eles, é uma forma de ter mais representatividade e, por meio do grêmio, poderão pleitear melhorias, solucionar problemas e também organizar eventos de interesse na Cidade”, explicou.

Para a Dirigente Regional de Ensino – Região São Vicente, Regina Cátia Spada Gornicki, a posse coletiva é um momento de protagonismos para os jovens. “É bonito vê-los assumindo o papel de liderança em suas comunidades. A liderança quando bem realizada é a tarefa mais bonita do mundo e também a mais difícil. Mas a dificuldade nunca foi capaz de inibir a beleza das coisas. Geralmente, é o inverso, ela faz tudo se tornar ainda mais verdadeiro e belo. Parabéns, gremistas, uma gestão de sucesso, paz, empatia e amor para vocês”, afirmou.

Grêmios estudantis – Trata-se de uma forma de organização composta pelos alunos de escolas que tem como objetivo estimular o protagonismo dos estudantes. Por meio dessa organização, há a promoção de diálogo entre estudantes e os profissionais que atuam na unidade escolar e na cidade. O grêmio dá voz às demandas dos jovens dentro e fora da escola e é um dos primeiros passos para que eles defendam seus interesses de forma mais efetiva.