Sistema para acionar GCM pelo site da Prefeitura está sendo desenvolvido em PG

Objetivo é ampliar e agilizar o atendimento da corporação

Por Ludmila Pilipavicius | 6/5/2022

Mais uma inovação tecnológica na área de Segurança Pública está sendo elaborada e deve melhorar o atendimento à população de Praia Grande nos próximos meses. Um link de acesso direto ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) será inserido no site da Prefeitura, facilitando e agilizando o acionamento das equipes da Guarda Civil Municipal (GCM).

O sistema está sendo desenvolvido pelo Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e pela empresa de tecnologia responsável por outros sistemas já em funcionamento no Cicoe. As reuniões vêm ocorrendo há cerca de quatro meses para acertar os detalhes do recurso.

Atualmente, de acordo com o inspetor-chefe do Departamento, Marco Alves dos Santos, o atendimento ao público no Cicoe é feito apenas pela linha telefônica 199 e 153 e a ideia é que, com o acesso pelo site, o atendimento seja ampliado significativamente. “Pretendemos colocar mais operadores tanto para o atendimento telefônico quanto para o online. Temos uma demanda bem grande e com o acesso pelo site vamos dar mais vazão a esses acionamentos”.

Ele explicou que ao clicar no acesso à GCM pelo site, um formulário será aberto para que a pessoa se identifique e descreva a situação. “Será algo fácil, sem burocracias, justamente para que a pessoa não fique desestimulada”.

A equipe de desenvolvimento do sistema ainda está definindo os tipos de ocorrência que poderão ser comunicadas e estão previstos treinamentos das equipes que ficam de plantão no Cicoe para o atendimento online. A previsão é de que o sistema esteja em funcionamento nos próximos meses.

O Cicoe foi criado em 2001, ainda em um espaço menor no Paço Municipal. Em 2015, passou por uma ampliação tanto física quanto tecnológica, o que possibilitou a troca dos equipamentos analógicos por um sistema totalmente digitalizado, que já ganhou até prêmio.

O local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município. Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. Todas as chamadas feitas ao 199 e 153 são atendidas nesta central e direcionadas às equipes de patrulhamento e atendimento de ocorrências.