Comissão de Tecnologia da Informação da Prefeitura de PG visita escritório do Google

Representantes de várias secretarias estiveram na empresa, em São Paulo

Por Ludmila Pilipavicius | 12/5/2022

Representantes de várias secretarias municipais da Prefeitura de Praia Grande, que integram a Comissão de Tecnologia da Informação, tiveram uma experiência diferente e profissionalmente valiosa nesta quarta-feira (11). O grupo participou de uma visita ao escritório do Google, em São Paulo, e conheceu um pouco mais sobre a área.

A Comissão acompanhou uma palestra sobre tudo que a empresa oferece de mais moderno na atualidade e ainda conheceu parte das instalações do escritório. De acordo com a secretária de Planejamento de Praia Grande, Eliana Cristina J. Ferreira, a visita foi uma oportunidade de os profissionais conhecerem os recursos disponíveis e expandirem seus horizontes. “Foi uma visita muito importante para nossos profissionais que lidam com essa área. Além disso, a Prefeitura já está pensando em algumas novas parcerias com a empresa que certamente resultarão em ações inovadoras em várias áreas da Administração Municipal”.

O Google é uma empresa de tecnologia multinacional americana que se concentra em inteligência artificial, mecanismo de busca, publicidade online, computação em nuvem, software de computador, computação quântica, comércio eletrônico e eletrônicos de consumo.

Recentemente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), firmou uma importante parceria com o Google for Education, conjunto de soluções colaborativas online com o objetivo de ajudar alunos e professores a promoverem um ensino mais dinâmico e completo. Com a parceria, diversos aplicativos do Google são oferecidos como apoio para as aulas, como o Google Classroom (Sala de Aula), Formulários, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, entre outros. Dessa forma, os usuários têm em mãos mais recursos para gestão, comunicação e organização das aulas, beneficiando tanto os professores como os próprios alunos.

A meta da parceria é tornar os professores fluentes digitais, integrar recursos tecnológicos na sala de aula, promover mais desafios e projetos, e oportunizar a cada estudante a construção de um futuro mais promissor.

Como parte do projeto, 1.800 chromebooks – pequenos laptops personalizados para a educação e voltados para o uso dentro e fora da sala de aula – foram entregues para a equipe técnica da Seduc e 2.660 para as escolas, para serem utilizados tanto pelos professores como pelos alunos.

Além disso, em 2021, Praia Grande foi escolhida pelo Google para receber o maior cabo submarino de internet do mundo. A partir do equipamento que passará pela Cidade será possível interligar ao mesmo tempo o Brasil, Uruguai e Argentina aos Estados Unidos. O sistema terá a função de aumentar consideravelmente a velocidade de conexão de internet entre a América do Norte e a do Sul.

Praia Grande conta com uma localização estratégica que colaborou para a decisão do Google, bem como o moderno sistema de fibra ótica responsável pelo oferecimento de diversos serviços gratuitos para os munícipes. São mais de 300 quilômetros de cabos que compõe o sistema municipal.