Prefeitura de Praia Grande avança para solucionar problema de alagamento no Bairro Antártica

Ações tiveram início em 2014. Adesão da Cidade ao programa Vida Digna foi passo decisivo

Por Pedro Sbravatti | 16/5/2022

A Prefeitura de Praia Grande deu mais um importante passo para solucionar o problema de alagamento no Bairro Antártica. As ações da Administração Municipal tiveram início em 2014 com o levantamento de dados e cadastramento habitacional. Neste ano de 2022, a Cidade avançou no processo com a adesão ao programa estadual Vida Digna. Desta forma, as nove famílias que estavam habitando de forma irregular em área localizado no final da Rua Profundir foram incluídas no programa municipal Bolsa Moradia, retiradas do espaço e as construções ilegais demolidas. Assim, será possível a realização de obras para melhorar sensivelmente o canal existente nesta região do Município, o que terá impacto fundamental na vazão das águas da chuva.

“Esta é uma ação que começou há anos atrás com os trabalhos realizadas apenas pela Prefeitura de Praia Grande. Não foi nada efetuado da noite para o dia. A Administração Municipal, após vencer todas as etapas legais, consegue acolher as famílias que moravam em uma área congelada e, ao mesmo tempo, avança para solucionar a questão de alagamentos no Bairro Antártica. A prefeita Raquel Chini não tem medido esforços para oferecer mais qualidade de vida para a população”, declarou o secretário de Habitação praia-grandense, Anderson Mendes.

Início - Em 2014, a equipe social da Secretaria de Habitação (Sehab) efetuou em minucioso trabalho de cadastramento e análise das famílias que habitavam de forma irregular uma área de preservação ambiental localizada no final da Rua Profundir, Bairro Antártica. Na oportunidade, todos foram incluídos no programa habitacional municipal.

Congelamento da área – Com a intensificação dos trabalhos de contenção de invasões realizados pela Prefeitura desde 2021, em maio do ano passado ocorreu o congelamento da área. A medida foi determinante para evitar novas invasões ilegais no local. Na oportunidade, as equipes da Sehab efetuaram uma atualização das famílias cadastradas.

Vida Digna – No mesmo período, paralelo a esta ação em campo, a Sehab assinou convênio com a Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo aderindo ao programa estadual Vida Digna. Com isso, a Cidade foi contemplada com a construção de 100 unidade habitacionais de interesse social para remoção de famílias que vivem atualmente em submoradias localizadas em áreas de palafitas.

“Essas 100 novas unidades habitacionais dentro do Vida Digna serão fundamentais para solucionar questões relacionadas a comunidades que vivem neste tipo de submoradia na Cidade, entre elas, essas 9 famílias que residiam nessa área ao final da Rua Profundir, no Bairro Antártica”, explicou o secretário.

Bolsa Moradia - As obras das 100 unidades habitacionais que fazem parte do Programa Vida Digna em Praia Grande já tiveram início. A Sehab incluiu as nove famílias que ocupavam área no final da Rua Profundir no programa municipal Bolsa Moradia. Elas passaram a ter condição de alugar um imóvel enquanto aguardam a finalização da construção dos conjuntos habitacionais para, enfim, realizaram o tão esperado sonho da casa própria.

Obra - Após a retirada das famílias da área, o Município teve a possibilidade de realizar a remoção de barracos construídos irregularmente no local. A ação conjunta no Bairro Antártica ocorreu no mês de abril e contou com a participação das secretarias municipais de Habitação, Urbanismo, Serviços Urbanos. As equipes da Guarda Ambiental, setor que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), também fizeram parte das atividades nesta região do Município.

A partir desta etapa, a Prefeitura terá condições de efetuar a manutenção adequada e ampliação do canal que fica localizado ao final da Rua Profundir. “Com estes trabalhos que serão efetuados será possível melhorar a vazão das águas da chuva, o que terá papel importante para solucionar as questões relacionadas aos alagamentos no Antártica. A população da Cidade ganha com estas ações”, disse Mendes.